O sorteio dos grupos da Copa do Mundo da FIFA 2026™ transformará Washington D.C. no epicentro do esporte mundial na sexta-feira, 5 de dezembro de 2025, quando os olhos do mundo se voltarem para o icônico John F. Kennedy Center for the Performing Arts. Combinando esporte, entretenimento e espetáculo como nunca antes, o show revelará os confrontos da fase de grupos da primeira Copa do Mundo da FIFA™ com 48 seleções, marcando o início de uma nova era para o futebol mundial.
A FIFA anunciou o excepcional grupo de lendas do esporte e apresentadores de renome mundial que guiarão os fãs por este emocionante evento. Ex-capitão da Inglaterra, Rio Ferdinand, um dos zagueiros mais celebrados de sua geração, conduzirá o sorteio, auxiliado pela premiada apresentadora internacional Samantha Johnson. Juntos, eles guiarão o público por um sorteio verdadeiramente inédito, de acordo com os procedimentos oficiais.
“Conduzir este sorteio histórico é uma honra inacreditável”, disse Ferdinand. “Como jogador, eu vivia para esses palcos globais – agora me sinto honrado em desempenhar um papel diferente e especial, ao lado de um elenco incrível, para revelar os 12 grupos de quatro equipes que o mundo inteiro está esperando”.
Juntando-se a eles no palco estará um elenco extraordinário de ícones de diversos esportes, como futebol americano, basquete, beisebol e hóquei no gelo, tornando este sorteio final – mais uma vez – diferente de todos os anteriores.
Como assistentes do torneio, temos Tom Brady, heptacampeão do Super Bowl da National Football League (NFL), Wayne Gretzky, membro do Hall da Fama da National Hockey League (NHL) e tetracampeão da Stanley Cup, Aaron Judge, sete vezes All-Star da Major League Baseball (MLB) pelo New York Yankees, e Shaquille O’Neal, tetracampeão da National Basketball Association (NBA) e membro do Hall da Fama, Shaquille O’Neal. São alguns dos nomes mais mais celebrados do esporte na América do Norte.
“Participar do sorteio final da Copa do Mundo da FIFA é uma honra incrível – é o tipo de palco global com que todo atleta sonha”, disse Brady. “Estou animado para ajudar a definir o caminho para um torneio que une o mundo como nenhum outro”.
“O futebol tem um poder único de unir pessoas de todo o mundo e criar um impacto positivo, e mal posso esperar para ver isso acontecer na América do Norte no próximo ano e nos anos seguintes, quando sediarmos a maior Copa do Mundo da FIFA de todos os tempos”, disse Gretzky. “Estou muito feliz em participar do sorteio que decidirá o destino das equipes participantes – e despertará emoções em todo o mundo. Este será um momento inesquecível para mim”.
“Acompanho o futebol de perto, então participar do sorteio da Copa do Mundo é incrivelmente especial”, ponderou Judge. “Com a final marcada para Nova York e Nova Jersey – exatamente onde eu jogo – mal posso esperar para ver quais equipes estarão lutando pelo título em nosso próprio quintal”.
Para completar a lista repleta de estrelas e ícones do esporte no sorteio final, Eli Manning, bicampeão do Super Bowl da NFL, trará seu carisma característico ao evento como host no tapete vermelho.
O sorteio final será transmitido ao vivo no FIFA.com e pelos parceiros de mídia da FIFA em todo o mundo a partir das 12h no horário local (14h em Brasília). Além dos condutores e assistentes do sorteio, uma lista de artistas de renome foi anunciada ontem para o show do sorteio final.
Fonte: FIFA





