ARACAJU/SE, 26 de novembro de 2025 , 19:27:17

Copa do Mundo Feminina de Futsal: após golear Itália, Brasil vai às quartas de final

 

A seleção brasileira segue invicta na Copa do Mundo Feminina de Futsal. Nesta quarta-feira (26), a equipe comandada por Wilson Sabóia enfrentou a Itália na segunda rodada da competição e não deu chance para as adversárias, vencendo por 6 a 1. Ana Luiza, Emilly, Amandinha (duas vezes), Débora Vanin e Camila marcaram os gols do Brasil. Renata Adamati foi a única italiana a marcar na partida.

A competição, realizada em Pasig, na região metropolitana de Manila, capital das Filipinas, é a primeira da história chancelada pela Fifa na modalidade. Entre 2010 e 2015, o Brasil venceu todas as edições do Torneio Mundial de Futsal Feminino, mas que era organizado pelas confederações.

A Seleção fecha a fase inicial diante do Panamá, no dia 29, sábado, às 8h30.

O jogo

Diferente da primeira partida, em que a Seleção abriu o placar no fim da primeira etapa, desta vez a equipe tirou o zero do marcador aos 31 segundos do 1° período. Ana Luiza roubou a bola na defesa e achou Emilly na esquerda. A camisa 9 avançou e devolveu a bola para Ana, que estufou a rede adversária com um chute de perna direita.

A equipe brasileira seguiu pressionando as italianas. Com três minutos de jogo, Emilly recebeu passe na direita, limpou a jogada e bateu de perna esquerda, mas a finalização foi para fora. Aos seis minutos, foi a vez de Luana arriscar para o gol. A camisa 8 da Seleção recuperou a posse, avançou e mandou uma bomba de direita, mas a goleira Ana Sestari fez a defesa e impediu o que seria o segundo gol do Brasil.

O empate das italianas veio na sequência. Em jogada de escanteio, Erika Ferrara mandou a bola para Renata Adamatti, que bateu de perna esquerda e deixou tudo igual aos 6min39s.

O time comandado por Wilson Sabioa seguiu pressionando e o segundo gol quase saiu dos pés de Ana Luiza, mas a goleira italiana fez boa defesa com pé esquerdo. No entanto, na sequência da partida, o Brasil voltou a ficar na frente do placar com golaço.

Após escanteio, Emilly fez tabelinha com Amandinha, recebeu o passe livre de marcação, mandou uma bomba de esquerda e colocou o Brasil em vantagem, aos 11min19s de partida. A equipe brasileira ainda teve chance de ampliar o placar na reta final do primeiro período, mas a goleira italiana fez ótimas defesas.

Mesmo com a vantagem no placar, o Brasil voltou com ritmo ainda mais acelerado e ampliou o placar rapidamente. Amandinha recebeu a bola no campo de defesa, foi para cima da marcação, bateu cruzado e não deu chance de defesa para a goleira italiana.

Eleita oito vezes consecutivas a melhor jogadora do mundo, Amandinha também foi a responsável por marcar o quarto gol da Seleção na partida. Em marcação alta do Brasil, Taty roubou a bola e Amandinha ficou com a sobra. A camisa 12 fez uma tabela com a Ana Luiza e marcou.

No quinto gol do Brasil, Tampa recebeu a bola de Débora Vanin, avançou e devolveu o passe para a camisa 2 dentro da área. Débora escorou a bola com a perna direita e ampliou a vantagem no marcador.

Após cobrança de lateral de Tampa, Camila dominou, girou e bateu para o gol, mas Ana Sestari defendeu com o pé. Renata Atamadi tentou tirar a bola da área, mas Camila conseguiu ficar com a sobra, mandou uma bomba de perna direita e marcou o sexto gol para o Brasil, sacramentando a segunda vitória da equipe.

Cartão vermelho no fim

Já no minuto final da partida, Nicoletta Mansueto acabou expulsa. Em uma disputa de bola, a camisa 8 da Itália pisou no tornozelo de Taty, que sentiu a pancada. Após a comissão técnica brasileira pedir revisão do lance, a jogadora italiana recebeu cartão vermelho.

Fonte: Globo Esporte

 

 

Você pode querer ler também