A Coreia do Norte venceu a Seleção Holandesa por 3 a 0 no sábado (8) e se consagrou tetracampeã da Copa do Mundo Feminina sub-17.
No primeiro tempo, logo aos dois minutos, a Seleção da Coreia criou uma chance perigosa com a camisa 11, Rye Yong Pak, que finalizou colocado para a defesa da goleira.
Aos sete minutos, a holanda chegou pela primeira vez com a camisa 7, que saiu na frente da zaga, mas finalizou fraco.
O primeiro gol veio logo aos 14 minutos, depois de um erro defensivo da equipe holandesa. No cruzamento, a camisa 5 da Holanda tentou afastar de cabeça mas não conseguiu, deixando a bola livre para Won Kim. Na grande área, a goleira vacilou, não conseguiu defender e a Coreia abriu o placar.
Depois do gol coreano, a Seleção Holandesa se perdeu na partida, principalmente devido à falha defensiva no primeiro gol.
Com isso, o segundo gol da Coreia do Norte veio apenas quatro minutos depois, aos 18. Pak Rye-Yong recebeu livre, na cara do gol, aproveitou a chance e ampliou para as coreanas.
Na reta final da primeira etapa, aos 42, o erro defensivo foi ainda mais grave e cedeu uma chance clara para a Ui Ri, camisa 7 da Coreia do Norte, que pressionou a saída de bola, recuperou a posse e chutou contra a goleira, mandando para o gol.
No segundo tempo, logo no primeiro minuto, Jong Hyang Yu, número 10 da Coreia, venceu a defesa holandesa em velocidade, saiu na frente da zaga e bateu firme, mas a goleira defendeu a finalização.
Aos 5 minutos, após uma falta perigosa cometida pela Holanda, as asiáticas fizeram uma bela jogada ensaiada pela esquerda, mas a defesa adversária conseguiu afastar.
Won Kim teve mais uma oportunidade aos 10 minutos, quando carregou a bola pela área e bateu firme em cima da goleira, que fez a defesa. Na cobrança de escanteio, a defensora holandesa trabalhou mais uma vez para evitar outro gol da Coreia.
Aos 38, a camisa 7 da equipe coreana finalizou na área depois de uma boa jogada individual, mas a goleira fez a defesa.
A Holanda, melhor na reta final, com as substancies, chegou a descontar o placar aos 40 minutos, com a camisa 18. Entretanto, a posição de impedimento foi marcada e o gol anulado.
A última finalização perigosa da partida foi da Seleção Holandesa, quando Dap finalizou, mas mandou para fora do gol.
Com o resultado, a Coreia do Norte conquista seu quarto título da categoria e se isola como maior campeã da Copa do Mundo Feminina sub17.
México vence Brasil e conquista terceiro lugar
A seleção brasileira sub-17 perdeu para o México nos pênaltis, após 1 a 1 no tempo normal, e ficou em 4º lugar da Copa do Mundo feminina da categoria. Apesar da derrota, este é o melhor resultado do Brasil desde que a competição foi criada, em 2008.
O Brasil se classificou em segundo, apenas atrás da Itália, em um grupo com Marrocos e Costa Rica. No mata-mata, as brasileiras venceram a China por 3 a 0 e ganharam do Canadá nos pênaltis, até serem superadas na semifinal pela tricampeã Coreia do Norte, por 2 a 0.
Em um jogo equilibrado, o Brasil teve um controle maior da posse de bola. As brasileiras chegaram a acertar duas bolas na trave antes de abrir o placar. Aos 33 minutos do segundo tempo, Maria fez ótima jogada pela ponta esquerda e serviu Kaylane na entrada da pequena área. A camisa 10 chutou de chapa para abrir o placar para as brasileiras.
Aos 39 da segunda etapa, a árbitra chegou a marcar um pênalti para o México, porém, após revisão do VAR, voltou atrás na decisão inicial.
Aos 50 do segundo tempo, a seleção mexicana empatou. Após bola parada, Evelin desviou contra o próprio gol e tirou as chances da goleira brasileira na jogada.
Nos pênaltis, as brasileiras foram superadas, apesar de Ana Morganti pegar o primeiro das mexicanas.
Fontes: Esporte News Mundo e Gazeta Esportiva





