É impossível ver o Brasil disputar uma Copa do Mundo da FIFA sem ser considerado um dos postulantes ao título. Não será diferente no Chile, onde a Seleção Brasileira disputará mais uma edição sub-20 do torneio mundial.
O Brasil chega à Copa do Mundo Sub-20 da FIFA 2025™ cercado de expectativa pelo fim de um jejum incômodo para uma equipe tão vencedora quanto esta. Cinco vezes campeão mundial da categoria, a Seleção amarga o seu maior período sem conquistas na competição. A última vez em que a Canarinho venceu o torneio, foi em 2011, com uma geração liderada por jogadores como Philippe Coutinho, Oscar e Casemiro.
Desde então, a equipe viveu anos de irregularidade na categoria. Apesar de ter sido vice-campeã do mundo no Mundial Sub-20 de 2015, perdendo a final para a Sérvia, o Brasil ficou de fora de três edições da Copa do Mundo (2013, 2017 e 2019). O retorno à competição se deu em 2023, na Argentina, quando a Seleção, já comandada por Ramon Menezes, foi eliminada por Israel nas quartas de final.
A expectativa é de que, dessa vez, as coisas sejam diferentes. Atual campeã sul-americana sub-20, a Seleção Brasileira chega ao Chile com as esperanças renovadas, principalmente por sua capacidade de recuperação dentro do torneio continental. O Brasil estreou na competição da CONMEBOL sofrendo uma goleada impiedosa da Argentina por 6 a 0.
Apesar disso, a equipe soube manter a cabeça no lugar ao longo da competição, foi vencendo seus jogos e, na segunda fase, foi campeã.
Na Copa do Mundo Sub-20 da FIFA 2025™, o Brasil está no Grupo C, ao lado de México, Marrocos e Espanha. A estreia será justamente contra os mexicanos, no dia 28 de setembro.
Tabela do Brasil na Copa do Mundo Sub-20 da FIFA
Grupo C
1ª rodada
Brasil x México – 28 de setembro (domingo), 20h, em Santiago
2ª rodada
Brasil x Marrocos – 1º de outubro (quarta-feira), 20h, em Santiago
3ª rodada
Espanha x Brasil – 4 de outubro (sábado), 17h, em Santiago
O técnico: Ramon Menezes
Carregando a experiência da última Copa do Mundo Sub-20 da FIFA, Ramon Menezes chega ao Chile com um trabalho de três anos à frente da categoria. Em sua passagem pela Seleção, ele soma duas classificações para o Mundial e dois títulos do Sul-Americano Sub-20 (2023 e 2025).
Na Copa do Mundo Sub-20 da FIFA de 2023, o Brasil comandado por Ramon parou nas quartas de final, quando foi eliminado para Israel. Dessa vez, o treinador brasileiro espera que o resultado seja diferente, e ele terá uma boa bagagem para aprender com o passado em uma nova competição.
Meio-campista de muita técnica e habilidade nos anos 90 e 2000 no futebol brasileiro, Ramon se tornou treinador após a aposentadoria, já trabalhou no Vasco e chegou a comandar interinamente a equipe principal da Seleção Brasileira em meados de 2023.
A estrela: Pedro
O tempo passa muito rápido nas categorias de base. É difícil, portanto, ter um jogador bicampeão do mesmo torneio. Mas esse é o caso de Pedro, que conquistou duas vezes o Sul-Americano Sub-20 com o Brasil, em 2023 e 2025.
Ponta esquerda de muita habilidade e velocidade, o atacante formado pelo Corinthians foi um dos destaques do Brasil no título sul-americano deste ano, com direito a dois gols e seis assistências na campanha. Aos 19 anos, ele é um dos jogadores mais experientes do time de Ramon Menezes, somando várias temporadas no futebol profissional.
Atualmente no Zenit, da Rússia, Pedrinho parece preparado para encarar as principais defesas sub-20 do mundo, e o Brasil precisará dele para mostrar sua força no Chile.
Para ficar de olho: Luighi
Não é de hoje que o Palmeiras tem revelado talentos de escala global em suas categorias de base. A mesma academia que formou jogadores como Endrick e Estêvão apresenta ao mundo mais uma de suas promessas: Luighi.
O atacante chegou ao Palestra em 2016 e rapidamente se tornou uma das sensações do clube. Em 2023, marcou 21 gols em 22 jogos pelo time sub-17 do Verdão e foi convocado para defender a Seleção Brasileira na Copa do Mundo da FIFA da categoria naquele mesmo ano. Promovido ao sub-20, foi campeão do Brasileirão da temporada seguinte e vice-campeão da Libertadores da categoria em 2025.
Já tendo até marcado pelo profissional, Luighi se reveza entre os compromissos da base e da equipe principal do Palmeiras, e espera carregar sua experiência e seus gols para fazer a diferença para o Brasil no Chile.
Fonte: FIFA