Disseram que Careca faria. Depois, Romário. Para Ronaldo, parecia ser basicamente uma formalidade. No entanto, por mais sobrenaturais que esses atacantes fossem com a camisa da Seleção Brasileira, eles não conseguiram igualar a marca de 77 gols de Pelé.
Finalmente, a marca foi eclipsada por alguém que, no início de sua carreira, era visto mais como um criador de chances do que um artilheiro. Pois, no início das eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo da FIFA 26™, Neymar anotou dois gols em vitória sobre a Bolívia e chegou à marca de 79 gols pelo Brasil.
Devido a uma sequência de lesões, em especial a ruptura do ligamento cruzado do joelho esquerdo contra o Uruguai, Neymar está afastado da Seleção há quase dois anos. Agora isso pode estar prestes a mudar. Na semana passada, ele jogou os 90 minutos pela quinta partida consecutiva e marcou dois gols na vitória do Santos sobre o Juventude por 3 a 1. Membros do departamento de futebol da CBF estavam na plateia enquanto o técnico de 66 anos se prepara para anunciar sua segunda convocação.
No 15º aniversário da estreia de Neymar pelo Brasil, a FIFA presta homenagem a um gênio único.
Maiores artilheiros do Brasil*
1- Neymar (79 gols)
2 – Pelé (77 gols)
3 – Ronaldo (62)
4 – Romário (56)
5 – Zico (48)
*considerando apenas jogos entre seleções
Pelé reinou como o maior goleador da história da Seleção Brasileira por 60 anos. Ele superou Ademir de Menezes, que fez 32 gols com a camisa canarinho, em 1962.
Menino prodígio
Os rumores sobre o fenomenal talento de Neymar começaram a surgir quando ele tinha 10 anos. O bicampeão mundial Zito não demorou a se convencer quando o viu jogar futsal. “Fiquei maravilhado”, recordou o ex-meio-campista, morto em 2015. “Fui encontrar o presidente [do Santos] em seguida e lhe disse que ele precisava contratar o Neymar imediatamente.”
Mas o presidente Marcelo Teixeira informou a Zito que o clube não tinha uma categoria de idade para Neymar. “Então invente uma!”, insistiu Zito. E assim fez Teixeira.
Quando tinha 13 anos, Neymar passou 20 dias fazendo testes no Real Madrid, onde à época jogavam Ronaldo, Roberto Carlos, Zinedine Zidane e David Beckham. O poderoso clube espanhol fez de tudo para contratá-lo e quase conseguiu, mas o garoto decidiu permanecer no Santos. Ele estreou pelo time paulista aos 17 anos, em 2009, e não tardou a brilhar.
A convocação que não veio
Havia clamor para que Dunga levasse Neymar para a Copa de 2010, na África do Sul. O próprio Pelé incentivou o treinador a convocar o jovem de 18 anos. Mas Dunga se recusou a ceder e, pecando pela falta de criatividade, o Brasil foi eliminado por 2 a 1 nas quartas de final contra a Holanda.
Primeiro jogo, primeiro gol
Neymar fez a sua estreia pela Seleção Brasileira no primeiro compromisso após o Mundial na África do Sul, jogando ao lado dos atuais companheiros Thiago Silva e Daniel Alves em um amistoso com os Estados Unidos em Nova Jersey. Ele precisou de apenas 28 minutos para abrir a sua contagem – curiosamente, com um atípico gol de cabeça. A partida terminou em vitória por 2 a 0.
Quando Neymar fez o 1º gol pelo Brasil
O Instagram não existia. Neymar hoje tem 231 milhões de seguidores na plataforma, mais que Katy Perry, Rihanna, LeBron James e a NASA juntos.
“Avatar” havia acabado de se tornar o filme de maior bilheteria de todos os tempos.
“Love The Way You Lie”, de Eminem, com a participação especial de Rihanna, “Billionaire”, de Travie Mccoy com Bruno Mars, e “Club Can’t Handle Me”, de Flo Rida e David Guetta, eram as músicas mais tocadas mundo afora.
As airfryers, a Alexa da Amazon e as produções originais da Netflix não existiam. O primeiro iPad da Apple havia sido lançado recentemente, enquanto o Uber contratava o seu primeiro funcionário.
As maiores vítimas
Neymar marcou nove gols em apenas cinco partidas contra o Japão. Em seguida, as suas maiores vítimas são Peru (6 gols), Estados Unidos (5) e Equador (4).
Você sabia?
- Neymar é o mais jovem atleta a ter marcado mais de três gols em um jogo do Brasil. Aos 22 anos, ele colocou quatro bolas na rede contra o Japão.
- Neymar foi o único jogador de futebol – e um dos apenas cinco esportistas – na lista elaborada pela revista Time com as 100 pessoas mais influentes do mundo no ano de 2017. Os outros foram Simone Biles, Tom Brady, LeBron James e Conor McGregor. O perfil de Neymar – cada indicado é apresentado por outra personalidade – foi escrito por David Beckham.
- Neymar é um dos três jogadores com 100 gols marcados por três clubes de primeira divisão. Ele atingiu a marca com as camisas do Santos, do Barcelona e do Paris Saint-Germain. Romário e Ronaldo são os outros dois.
Maiores goleadores do Brasil em Copas do Mundo
- Ronaldo (15 gols em 19 jogos)
- Pelé (12 em 14)
- Ademir de Menezes (9 em 6)
- Jairzinho (9 em 16)
- Vavá (9 em 10)
- Leônidas da Silva (8 em 4)
- Rivaldo (8 em 14)
- Neymar (8 em 13)
- Careca (7 em 9)
Principais títulos com a Seleção Brasileira
- Copa das Confederações da FIFA de 2013
Neymar anotou quatro gols em cinco jogos, entre eles um golaço de canhota na vitória de 3 a 0 sobre a Espanha na final. Ele também faturou a Bola de Ouro adidas no torneio.
- Torneio Olímpico de Futebol Masculino dos Jogos do Rio 2016
Era o único título que o Brasil não possuía na sua ilustre coleção, apesar de tê-lo buscado intensamente. Jogando em casa, Neymar tratou de conquistar o ouro olímpico marcando gols e dando assistências, além de ter convertido o pênalti que garantiu a vitória sobre a Alemanha na disputa de penais.
Fonte: FIFA