ARACAJU/SE, 10 de agosto de 2025 , 9:37:59

Fokina abandona partida, e João Fonseca avança no Masters 1000 de Cincinnati

 

João Fonseca está na próxima fase do Masters 1000 de Cincinnati. Ele venceu Alejandro Davidovich Fokina após o espanhol abandonar a partida, realizada neste sábado (9), nos Estados Unidos. O espanhol havia conquistado o primeiro set por 7/6(4) no tie-break, mas demonstrou desgaste na reta final da segunda etapa, quando o brasileiro triunfava por 5 a 4, se retirou da quadra e desistiu do duelo.

“Em primeiro lugar tentei dar o meu melhor. Busquei impor a minha técnica e busquei a virada no segundo set. Não sei o que aconteceu, lamento por ele, mas fico feliz com a classificação. Foi um bom jogo com quebras para os dois lados. Ele conseguiu sacar bem e no tie-break foi melhor. No segundo set, ele começou melhor, mas eu não desisti do jogo, quebrei o saque dele, subi o nível e consegui a virada. Desejo melhoras para o Fokina, que é um grande jogador”, disse João Fonseca.

Na terceira fase da competição, o brasileiro enfrentará o vencedor do confronto entre o italiano Flavio Cobolli e o francês Terence Atmane.

O jogo

João Fonseca começou melhor na partida ao vencer os dois primeiros games – quebrando o serviço de Alejandro Fokina. O oponente devolveu a quebra na sequência, a partida transcorreu em equilíbrio e o espanhol marcou 5 a 4, se aproximando da vitória.

Fokina sacou para vencer o primeiro set. João Fonseca, porém, abriu 40 a 15. O espanhol pulverizou um breakpoint com um ace e empatou após uma bola para fora do carioca: 40 a 40. Após dois erros consecutivos de Fokina, que rebateu para fora em ambas as oportunidades, o atleta canarinho quebrou o serviço do rival e se manteve vivo no set: 5 a 5.

O equilíbrio do game anterior perdurou. João Fonseca e Fokina foram até 40 a 40 novamente. O carioca emplacou um ace, ficou com a vantagem, mas errou o alvo. Em seguida, voltou à frente no placar e, desta vez, não desperdiçou, virando o jogo para 6 a 5.

A virada de João Fonseca não intimidou Fokina. O 18º colocado do ranking mundial não tomou nenhum ponto do rival e igualou em 6 a 6. No tie-break, assinalou 3 a 0 depois de três erros de Fonseca. O brasileiro se irritou com o próprio rendimento ao desperdiçar uma bola na paralela e permitir o 4 a 2 do espanhol, que viria a fechar em 7 a 4. O promissor tenista canarinho errou em excesso e pagou o preço.

No segundo set, a situação se inverteu: Fokina foi quem começou melhor, cravando 4 a 0 ao pulverizar o saque de João Fonseca em duas oportunidades. Na última, o carioca subiu para buscar o voleio e carimbou uma bola simples na rede.

João Fonseca se reconectou ao jogo quando quebrou o saque de Fokina e confirmou o seu, reduzindo a diferença: 4 a 2. O brasileiro devolveu mais uma quebra (4 a 3), e o espanhol sentou-se no banco aparentando desgaste físico, fazendo sinal de lamentação com a cabeça e se livrando de algumas bolas. Fokina resistiu, se esforçou, mas parecia cada vez mais cansado, com a mobilidade comprometida. João Fonseca aproveitou o momento, empatou a partida, virou para 5 a 4, e o rival abandonou o confronto.

Fonte: GE

Você pode querer ler também