O governo dos Estados Unidos propôs à Rússia um acordo para trazer de volta a jogadora de basquete Brittney Griner, presa em Moscou desde fevereiro por ter em sua bagagem óleo de cannabis quando tentava entrar no país. A informação foi confirmada nesta quarta-feira (27) por Antony Blinken, secretário de Estado dos EUA.
De acordo com a CNN e o New York Times, a proposta seria a troca de Griner por um traficante de armas russo, que está preso nos Estados Unidos desde 2012. O criminoso é Viktor Bout, condenado em solo americano a 25 anos de prisão, após lucrar milhões vendendo armas de forma ilegal.
Ainda de acordo com a imprensa americana, o presidente Joe Biden apoiou a ideia, já que vem sofrendo muita pressão para solucionar o caso.
Antony Blinken espera que o acordo com os russos seja positivo. O secretário americano conversará pela primeira vez com Sergei Lavrov, Ministro das Relações Exteriores da Rússia, desde o início da invasão à Ucrânia.
Entenda o caso
Brittney Griner, de 31 anos, foi presa em flagrante por entrar em território russo com um cigarro eletrônico cheio de óleo de haxixe, um derivado da maconha, no Aeroporto Internacional de Moscovo-Sheremetievo, em 17 de fevereiro.
A jogadora de 31 anos se considerou culpada, mas disse que não tinha intenção criminosa de entrar no país com o óleo de cannabis. Ainda de acordo com a campeã da WNBA pelo Phoneix Mercury, ela tinha a permissão de um médico americano para o uso da cannabis medicinal para aliviar a dor de algumas de suas lesões.
Fonte: Rede TV