ARACAJU/SE, 4 de fevereiro de 2026 , 19:48:06

Libertadores 2026: acompanhe primeiros confrontos de fase prévia

 

A 67ª edição da Libertadores começou nessa terça-feira (3), com os primeiros confrontos da fase prévia. The Strongest, da Bolívia, venceu por 2 x 1 o Deportivo Táchira, da Venezuela, na partida de ida da primeira fase.

Com o resultado, o Tigre precisa de um simples empate no jogo de volta, a ser disputado às 21h30 da próxima terça-feira (10), no estádio Pueblo Nuevo, em San Cristóbal, na Venezuela — caso perca por um gol de diferença, o classificado será conhecido nos pênaltis.

Os brasileiros que disputam a Pré-Libertadores — Bahia e Botafogo — entram apenas na próxima fase. Confira abaixo os confrontos, suas datas e os possíveis cruzamentos até a fase de grupos.

Pré-Libertadores 2026 | 1ª fase

Chave E1 — The Strongest (BOL) x Deportivo Táchira (VEN)

Ida: 03/02 | Volta: 10/02

Chave E2 — Juventud (URU) x Universidad Católica (EQU)

Ida: 05/02 | Volta: 12/02

Chave E3 — 2 de Mayo (PAR) x Alianza Lima (PER)

Ida: 04/02 | Volta: 11/02

Juventud x Universidad Católica

Alerta de estreante! O modesto Juventud fará sua primeira participação na história da Libertadores. A equipe uruguaia da cidade de Las Piedras, que fica a cerca de 30 km de Montevidéu, encara o Universidad Católica de Quito na primeira fase. A classificação histórica veio após um surpreendente 4º lugar na tabela anual, ficando atrás apenas dos gigantes Nacional e Peñarol e do Liverpool. Os equatorianos conquistaram a vaga pelo título da copa nacional, ao superar a LDU na decisão.

O vencedor desse confronto encara o Guaraní, do Paraguai, na próxima fase. Quem avançar encara Liverpool, do Uruguai, ou Independiente Medellín, da Colômbia, no duelo que define quem se classifica para a fase de grupos.

2 de Mayo x Alianza Lima

Por fim, um confronto de times com retrospectos muito diferentes na história do futebol sul-americano. Enquanto o tradicional Alianza Lima, do Peru, vai para sua 32ª participação na Libertadores, o 2 de Mayo, do Paraguai, fará sua estreia na competição. O clube tem sede em Puerto Juan Caballero, que fica na fronteira com o Brasil, em Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul, e conquistou a vaga ao ser vice-campeão da Copa Paraguai. O Alianza se classificou como 4º colocado da liga peruana.

O chaveamento pode provocar um clássico nacional logo na segunda fase. Se o Alianza Lima superar o 2 de Mayo, encara o Sporting Cristal, rival peruano. O vencedor desse confronto disputa uma vaga na fase de grupos contra o Carabobo, da Venezuela, ou o Huachipato, do Chile.

Fontes: Globo Esporte e CNN Brasil

Você pode querer ler também