A Polônia conquistou o bicampeonato da Liga das Nações masculina de vôlei, a VNL. Neste domingo (3), os atuais vice-campeões olímpicos e mundiais atropelaram a Itália, atual campeã mundial, e venceram a final por 3 sets a 0 – parciais de 25/22, 25/19 e 25/14. Ouro em 2023, os poloneses voltaram ao topo do pódio em Ningbo, na China. O Brasil completou o pódio ao vencer a Eslovênia na disputa pelo bronze.
Os poloneses contaram com grandes atuações dos ponteiros Leon (16 pontos) e Semeniuk (13 pontos). Foram os dois maiores pontuadores da final e não deram chances para os italianos.
Os poloneses pouparam jogadores na primeira fase da VNL e avançaram apenas na quinta posição com oito vitórias em 12 jogos. Na fase final em Ningbo, a seleção europeia colocou em quadra seu time principal e dominou Japão, Brasil e Itália. Três vitórias sem ceder sets na China para conquistar o título.
Foi a terceira grande final entre Polônia e Itália nos últimos quatro anos. Em 2022, os italianos levaram a melhor na decisão do Mundial. Em 2023, os poloneses deram o troco com um 3 a 0 no Campeonato Europeu, mesmo placar deste domingo. Foi apenas a segunda vez na história da Liga das Nações masculina que a final é decidida em apenas três sets – Rússia venceu a França por 3 a 0 para levar o título de 2018.
Polônia e Itália agora voltam as atenções para o Mundial das Filipinas, entre 12 e 28 de setembro. O Brasil também está no páreo em busca do sétimo pódio seguido na competição. Os comandados de Bernardinho estreiam no dia 14 de setembro, contra a China. República Tcheca e Sérvia completam o Grupo H.
Fonte: Globo Esporte