POUCA CHUVA - 02/07/2019 - 17:51

Governo decreta situação de emergência no município de Nossa Senhora da Glória

Da redação, Joângelo Custódio

O registro de chuva em todas as regiões do Estado no início deste inverno não foi suficiente para abastecer açudes, tanques, barreiros e principalmente cisternas existentes na zona rural do município de Nossa Senhora da Glória, no Sertão sergipano, região da maior bacia leiteira do Estado.

Por esse motivo, o governador Belivaldo Chagas atendeu a solicitação da Prefeitura e decretou situação de emergência no município, “considerando a obrigação de o Poder Público de intervir nas áreas afetadas pela seca, a fim de garantir benefícios necessários à superação dessa crise, monitorando o sofrimento da população”.

O decreto, publicado no Diário Oficial desta terça-feira (2), tem respaldo da Defesa Civil, que atestou a anormalidade no abastecimento do município. A vigência é de 180 dias.

Segundo a Defesa Civil, há outros 9 municípios em situação de emergência por escassez hídrica. São eles: Canindé de São Francisco, Monte Alegre de Sergipe, Frei Paulo, Ribeirópolis, Porto da Folha, Nossa Senhora de Lourdes, São Miguel do Aleixo, Simão Dias, Pinhão, sendo que Poço Redondo aguarda publicação de portaria.

Redução da Seca

O Monitor de Secas – instrumento de acompanhamento regular e periódico da situação da seca no Nordeste, coordenado pela Agência Nacional de Águas (ANA) –, informou que, em grande parte do litoral sergipano, foi registrado acumulo superior a 100 milímetros (mm) ao longo do mês de maio.

E a tendência, segundo o Monitor, é a seca extrema reduzir ainda mais durante o inverno, período chuvoso em Sergipe.

Veja o decreto: