ARACAJU/SE, 15 de maio de 2026 , 1:44:04

Governo estuda terceirizar Samu e Hospital de Glória

Da redação, AJN1

O Conselho Estadual de Saúde de Sergipe (CES/SE) autorizou o governo do Estado a adotar medidas para terceirizar o Serviço de Atendimento Móvel e Urgência (Samu) e o Hospital Regional de Nossa Senhora da Glória.

O aval ocorreu durante reunião da Programação Anual de Saúde (PAS), realizada nessa quinta-feira (30), que aponta diretrizes da Secretaria de Estado da Saúde (SES) para o ano de 2020.

A informação foi confirmada ao AJN1 pela assessoria de comunicação da SES, mas ainda não há nada definido ou sacramentado, apenas em fase de estudo.

“O conselho, de fato, aprovou isso, mas não há nada de concreto. Estamos analisando modelos de gestão compartilhada do Samu em outros Estados. A mesma coisa para o hospital regional de Glória. Estamos analisando modelos em outros lugares”, diz a assessoria.

O PAS

O PAS é o documento norteador das ações que serão realizadas no Sistema Único de Saúde em Sergipe neste ano. Contém 10 diretrizes e foi aprovado pelos conselheiros estaduais de Saúde, que representam os segmentos de usuários, trabalhadores e gestores do SUS em Sergipe. 

“Em dezembro do ano passado aprovamos o PES 2020-2023, que tem as diretrizes, objetivos, metas e indicadores das ações que serão executadas no SUS estadual durante quatro anos. A cada ano deve ser feito o PAS com as ações em consonância com PES”, explica o vice-presidente do Conselho, Eduardo Ramos Gomes.

Você pode querer ler também