VIDEOMONITORAMENTO - 10/02/2020 - 06:03

Homem é preso após arrombar unidade da Semed



Um homem foi preso pela equipe da Guarda Municipal de Aracaju (GMA) no início da manhã de ontem (9) depois de arrombar o prédio do Departamento de Educação Básica (DEB) da Secretaria Municipal da Educação (Semed) e tentar furtar equipamentos de informática. A detenção ocorreu graças ao sistema de videomonitoramento instalado no prédio. Este foi 12° preso por tentativa de furto e dano ao patrimônio desde a implantação do sistema.

De acordo com o diretor-geral da Guarda, subinspetor Fernando Mendonça, por volta das 6h15, o suspeito arrombou o portão do Departamento. Houve o acioamento do sistema de alerta pelo videomonitoramento e o homem foi detido pela equipe da GMA quando estava saindo do prédio. Após a prisâo o suspeito foi encaminhado à Central de Flagrantes, onde foi autuado por tentativa de furto e dano ao patrimônio.

A secretária municipal da Educação, Cecília Leite, ressaltou que a implantação do videomonitoramento foi determinante para a segurança do patrimônio escolar e, particularmente, dessa vez, para a manutenção do cronograma da matrícula 2020. “Graças aos investimentos da Prefeitura na segurança escolar, nós conseguimos oferecer uma educação de qualidade aos alunos, oferecendo a matrícula online, evitando que pais e mães durmam em filas nas portas das escolas. Depois do susto, fica nossa gratidão ao trabalho da Guarda que conseguiu frustrar a tentativa de furto dos equipamentos essenciais para o suporte ao processo da matrícula que começa nesta segunda”.

O subinspetor Fernando Mendonça destaca ainda que quase duas mil câmeras estão instaladas e mais de 80 prédios públicos são supervisionados 24 horas por dia. “As câmeras estão instaladas em pontos estratégicos de escolas, unidades de saúde e secretarias municipais, a fim de dar mais segurança, tanto aos servidores, quanto aos usuários desses locais. Graças a elas conseguimos frustrar mais essa tentativa de roubo”.

Além disso, as viaturas da Guarda Municipal dispõem de tablets, que possibilitam aos profissionais acompanhar as imagens de onde estiverem, em tempo real e, havendo a necessidade, a viatura mais próxima faz o deslocamento e chega ao local para atender à demanda.

*Com informações AAN