Ciência e Tecnologia

iPhone Duo: saiba mais sobre primeiro celular dobrável da Apple

10/09/2026 às 16:05

 

A Apple fez o lançamento do iPhone Duo junto com a nova leva de iPhone 18 Pro. Trata-se do primeiro smartphone dobrável da companhia, que tem formato “passaporte” e chega ao Brasil por R$ 21.999 na versão de 256 GB. São duas opções de cor: Star White (branco) e Night Sky (preto).

O anúncio ocorreu na sede da empresa nos Estados Unidos. Com este movimento, a Apple começa a atuar num mercado com diversas opções de dobráveis: Samsung com o Z Fold 8, Motorola com o Razr Fold,  Xiaomi com o recém-lançado 18 Fold e Oppo com o Find N6.

O novo CEO John Ternus disse que “um dispositivo com uma tela maior abriria muitas outras possibilidades”. De acordo com a empresa, o Duo é construído em titânio de qualidade aeroespacial, um material reconhecido pela durabilidade. Há ainda Ceramic Shield na frente e atrás. A companhia ainda prometeu uma dobradiça com controle preciso de abertura.

As telas do Duo

O iPhone Duo tem tela externa de 5,4 polegadas. No entanto, a graça está no display interno dobrável de OLED: ele se abre em 7,6 polegadas, fazendo com que o smartphone ganhe um aspecto mais parecido com o de um tablet diminuto. Ele é 50% maior que o iPhone 18 Pro Max e 80% maior que o iPhone 18 Pro.

De acordo com a Apple, a tela interna traz um acabamento de nano-textura que evita marcas de dedos e arranhões. A laminação prevê um display reto e muito durável.

Câmeras

Falemos de fotografia. A nova aposta da Apple tem duas câmeras na traseira, uma na frontal e uma no interior (quando a tela está aberta).

– Traseira: Fusion Camera de 48 megapixels (com ultra wide); teleobjetiva de 12 megapixels (zoom de 2x)

– Frontal: Câmera Center Stage de 12 megapixels, capaz de reconhecer a cena e enquadrar melhor as pessoas

– Tela interna: Câmera FaceTime

iOS

Todo o sistema iOS foi adaptado para o iPhone Duo. Isso significa que a gestão de janelas e apps está mais próxima da vista no iPad, já que o comprador poderá rodar vários deles simultaneamente – inclusive diversas instâncias de um mesmo aplicativo. O dock de apps fica do lado direito (e não embaixo) quando a tela está aberta.

O desbloqueio se dá pelo Touch ID, com um leitor de impressões digitais na lateral do aparelho. Os usuários podem cadastrar vários dedos, já que existem diversas formas de manuseá-lo.

Mais detalhes da ficha técnica

O iPhone Duo usa processador Apple A20 Pro, o mesmo presente na linha iPhone 18 Pro, com direito a um motor específico para cuidar das duas telas. Há ainda uma câmara de vapor que possibilita conforto térmico, mesmo com uso prolongado.

A Apple promete uma bateria “para um dia inteiro”, com 31 horas de reprodução de vídeo no display interno e 44 horas no display externo. São duas células posicionadas dentro das metades do produto. Já a recarga rápida prevê 5 horas de autonomia na reprodução de vídeo após 15 minutos na tomada.

Cabe uma ressalva: muito se falou sobre um possível iPhone Ultra, porém os cabeças da Apple optaram pela nomenclatura Duo. Ela não é exatamente inédita no mundo da tecnologia, visto que a Microsoft comercializou o telefone Surface Duo entre 2019 e 2020 (quem lembra?). Ele tinha duas telas em seu interior, mas não era dobrável.

Fonte: Tecnoblog

 

 

 

← AnteriorFundo Eleitoral reduz desigualdade entre partidos políticos, mas…Próximo →Nova CNH: STF permite utilização de carro particular…