4º LIVRO - 08/11/2019 - 15:56

Marlene Calumby lança livro de memórias na segunda



Da redação, AJN1

A educadora e escritora Marlene Alves Clumby, Imortal da Academia Sergipana de Letras (ASL), lança na próxima segunda-feira, 11, seu mais novo livro. Intitulado “Passagens de uma Vida”, a publicação, da Editora Edise, reúne memórias, crônicas e depoimentos de amigos e familiares. O lançamento acontece a partir das 17h, na sede da ASL, em Aracaju.

Na obra, a autora, que é irmã do ex-governador João Alves Filho, relembra episódios de sua trajetória de vida e da educação de Sergipe.  “São crônicas e textos, depoimentos ao longo da história recente da minha vida e alguns passados de mais de 20 anos, mas que nunca deixam de ter uma passagem positiva. O livro foi uma sugestão de um colega da Academia Sergipana de Letras, o Cleiber Vieira, que me incentivou a escrever e sugeriu o título. Encontrei pessoas que me ajudaram a editar esse livro, com o apoio da Edise, e o livro praticamente arrumei em 15 dias. A arte é de um jovem chamado Edson, que trabalhou comigo por muito tempo, é um artista”.

Marlene conta ainda que o livro também reúne depoimentos de pessoas marcantes. “Pessoas que me são muito caras e ligadas a mim e que conhecem a minha vida profissional. São depoimentos de minhas duas filhas e depois tem um poema muito bonito de uma colega professora de Português e Literatura, Tânia, e depois crônicas que eu escrevi ao longo do tempo e algumas mais antigas, mas que são inéditas e outras mais recentes, em que escrevo sobre monsenhor Carvalho, sobre o meu irmão, João Alves Filho, e, por fim, sobre uma equipe jovem e vibrante que trabalhou comigo na Prefeitura de Aracaju”, destaca.

Livros

Marlene lançou seu primeiro livro em 2001, intitulado “Tudo valeu a pena… memórias de uma vida”; o segundo livro em 2011, “Até onde eu sei…”; o terceiro livro em 2015, “Construtor João Alves, sem reticências”.

Biografia

Sergipana de Aracaju, nasceu em 21 de outubro de 1950. Cursou o Ensino Fundamental no Colégio Jackson Figueiredo; parte do Ensino Médio no colégio das Sacramentinas, em Salvador/BA; e o Pedagógico no colégio Patrocínio de São José, em Aracaju.

Graduou-se em Pedagogia pela Universidade Federal de Sergipe e em Ciências Jurídicas pela então Faculdade Integrada Universidade Tiradentes; graduou-se em Planejamento Educacional pela Universidade de São Judas Tadeu/SP; especialista em Metodologia da Informação Ocupacional pela Fundação Getúlio Vargas/RJ; especialista em treinamento de pessoal técnico administrativo.

Exerceu funções de destaque, como professora concursada pelo Estado e Município; foi diretora do Colégio Atheneu Sergipense; presidente do Conselho Estadual de Educação; Superintendente da Fundação Aperipê; lecionou na Faculdade Pio X e UFS; membro da Sociedade Filarmônica de Sergipe, do Instituto Histórico e Geográfico, da Associação Sergipana de Imprensa e da ASL.