Para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente, a Superintendência do Ibama em Sergipe (Supes/SE) realiza até o dia 9 de junho uma série ações ambientais voltadas ao público interno e às instituições parceiras que trabalham com a temática ambiental. Dentre elas estão o curso em gestão ambiental para municípios sergipanos, o encontro com gestores das unidades de conservação federais, o plantio de árvores de espécies nativas, workshop sobre o ordenamento da fiscalização ambiental em Sergipe, palestra-sintonia interativa para promover a sensibilização a respeito dos cenários e desafios socioambientais postos à sociedade humana, palestra sobre motivação e produtividade no ambiente de trabalho.
No dia 7 de junho, a partir das 9 h, o analista ambiental Genebaldo Freire Dias, realiza uma palestra no auditório da Superintendência do Ibama. Genebaldo Freire tem 44 de ativismo socioambiental e também é professor, pesquisador e escritor, tendo ocupado as direções do Parque Nacional de Brasília e do Departamento de Educação Ambiental do Ibama. Ele vai abordar o tema “Terra, Vida Percepção e Gratidão”. Nela serão tratados dos principais desafios e cenários socioambientais nos quais a humanidade está imersa e promove um exame a respeito da condição humana.
Segundo o professor Genebaldo Freire, há uma necessidade de se enfatizar as conquistas, as mudanças evolutivas já em curso e valorizar as dádivas da vida, promovendo um encantamento pelo privilégio de se experimentar uma temporada no magnífico ambiente terreno. No entendimento dele, inguém suporta mais ver e ouvir notícias ruins. Muito menos palestras falando disso tudo, mostrando um mundo em colapso, sem solução, ampliando a angústia das pessoas.
O Dia Mundial do Meio Ambiente é uma data recomendada pelas Organizações das Nações Unidas (ONU) sobre meio ambiente e tem como objetivo conscientizar as populações ao redor do mundo a respeito da importância de preservar os recursos naturais e para que os povos adquiram uma postura consciente de que a preservação do nosso planeta passa a ser considerada a única solução para a salvação da nossa espécie.
* Com informações da Ascom Ibama