ARACAJU/SE, 22 de julho de 2025 , 19:30:26

Sergipe fica livre da seca grave em junho, aponta boletim da ANA

 

O estado de Sergipe ficou livre do quadro de seca grave durante o mês de junho, conforme aponta o Boletim de Monitoramento de Seca da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA). De acordo com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac), o recuo é resultado das chuvas registradas no último mês e deve se repetir em julho.

A análise revelou que houve redução significativa da seca em todo o território sergipano. No Alto Sertão e parte do município de Poço Verde, a seca grave foi reclassificada como moderada. Já em áreas do Alto e Médio Sertão, Agreste Central e Centro-Sul, a condição passou de moderada para seca fraca. Nas regiões do Sul Sergipano, Grande Aracaju, Leste Sergipano e Baixo São Francisco, ocorreu o regresso total da seca, fenômeno técnico chamado de “seca relativa”.

A meteorologista da Semac, Wanda Thatyana de Castro, explicou que a tendência para os próximos meses é de chuvas dentro da normalidade ou até acima da média nas regiões do litoral e agreste. No Sertão, as precipitações devem se manter dentro da média, mas com temperaturas acima da climatologia histórica. Segundo ela, o cenário pode favorecer o abrandamento ainda maior da seca, embora possa haver variações conforme a dinâmica climática.

O Monitor de Secas é uma iniciativa da ANA que visa transformar a gestão de secas em gestão de riscos. Os boletins estão disponíveis ao público no site da Semac.

*Com informações Ascom Semac

Você pode querer ler também