O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou, nesta segunda-feira (11), estado de emergência de segurança pública em Washington D.C. e anunciou a federalização da polícia da capital norte-americana. A medida inclui o envio da Guarda Nacional para reforçar o combate ao crime.
Durante coletiva na Casa Branca, Trump comparou a taxa de criminalidade de Washington com a de outras cidades do mundo, incluindo Brasília (DF). “Ao olhar para os números em comparação com dados de diversos locais do mundo – como Bagdá, Cidade do Panamá, Brasília, San José, Bogotá, México, – em relação a todos, dobramos e triplicamos [a taxa de criminalidade]. Vocês querem morar em lugares assim?”, questionou, exibindo gráficos que, segundo ele, comprovam os dados.
O presidente informou que invocou a Seção 740 da Lei de Autonomia do Distrito de Columbia para colocar o Departamento de Polícia Metropolitana de Washington sob controle federal direto. Segundo ele, a medida permitirá operações mais amplas e coordenadas para enfrentar organizações criminosas.
Trump disse que 80 integrantes da Guarda Nacional serão enviados à capital na próxima semana “para começar” e que atuarão em “operações massivas de execução visando gangues conhecidas, traficantes de drogas e redes criminosas para tirá-los das ruas”.
Fonte: Conexão Política