ARACAJU/SE, 28 de maio de 2025 , 6:43:54

Após ataque, Ucrânia é autorizada a utilizar mísseis europeus de longo alcance contra Rússia

 

A Ucrânia foi autorizada a utilizar mísseis de longo alcance fornecidos pela Alemanha e pela França, anunciou nessa segunda-feira (26) o chanceler alemão, Friedrich Merz.

Com isso, agora as forças de Kiev aumentaram o leque disponível de mísseis de longo alcance, que podem atingir boa parte do território russo. No ano passado, Estados Unidos e Reino Unido já haviam autorizado o envio desse tipo de artefato à Ucrânia.

“Não há mais restrições para o alcance das armas entregues à Ucrânia. Nem pelos britânicos, nem pelos franceses, nem por nós. Nem pelos americanos”, disse Friedrich Merz durante uma entrevista à emissora pública de televisão alemã “WDR”, em Berlim.

“Isso significa que a Ucrânia agora pode se defender, por exemplo, atacando posições militares na Rússia (…) algo que não fazia há algum tempo, com algumas exceções. Agora pode fazer isso”, disse o líder conservador alemão, que assumiu o cargo no início deste mês.

Em resposta à declaração de Merz desta segunda, a Rússia chamou a liberação de “muito perigosa”.

“Se essas decisões foram realmente tomadas, elas vão totalmente contra as nossas aspirações de chegar a um acordo político [de trégua no conflito]. (…) Esta é uma decisão bastante perigosa”, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, em um vídeo publicado pela imprensa russa.

Sob o governo anterior do social-democrata Olaf Scholz, a Alemanha — o segundo maior fornecedor de ajuda militar à Ucrânia— se recusou a enviar mísseis Taurus aos ucranianos por temer uma escalada de tensões com a Rússia.

Antes de assumir o cargo de chanceler no início de maio, Merz expressou apoio ao envio desses mísseis, que têm um alcance de mais de 500 quilômetros e permitiriam alcançar profundamente o território russo.

No entanto, desde então, o chanceler adotou uma postura mais ambígua, ao afirmar que não detalhará mais as armas que enviará à Ucrânia, por razões estratégicas, para evitar informar Moscou.

Até o momento, a Alemanha não entregou armas com alcance superior a 70 quilômetros à Ucrânia.

Fonte: G1

 

 

Você pode querer ler também