O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, condenou hoje (6) o teste nuclear feito pela Coreia do Norte e exigiu que o país “cesse todas as atividades nucleares”.
“Condeno-o inequivocamente. Exijo que a RPDC [República Popular Democrática da Coreia, nome oficial] cesse todas as atividades nucleares”, disse Ban Ki-moon, em uma declaração à imprensa antes do início de uma reunião de emergência do Conselho de Segurança sobre a situação.
Para o secretário-geral, o teste – o quarto realizado pelo regime de Pyongyang – é “muito preocupante”, “profundamente desestabilizador para a segurança regional” e “gravemente nocivo para os esforços internacionais de não proliferação [nuclear]”, acrescentou.
Ban Ki-moon sublinhou ainda que o ensaio nuclear constitui uma “nova violação flagrante de várias resoluções do Conselho de Segurança” que proíbem Pyongyang de realizar atividades nucleares.
A Coreia do Norte anunciou hoje ter realizado um ensaio bem-sucedido de uma bomba de hidrogénio com “um dispositivo miniaturizado”.
Três ensaios nucleares norte-coreanos, realizados em 2006, 2009 e 2013, levaram à imposição de uma série de sanções da ONU ao país.
Da Agência Lusa