ARACAJU/SE, 4 de julho de 2025 , 17:03:43

Câmara dos EUA aprova megapacote fiscal de Trump que reduz impostos e aumenta verba contra imigração

 

O megaprojeto tributário e orçamentário proposto pelo governo de Donald Trump foi aprovado pela Câmara dos Representantes dos Estados Unidos nessa quinta-feira (3). Agora, a lei segue para sanção do presidente republicano.

Entre as medidas aprovadas, se tornarão permanentes os cortes de impostos de 2017, estabelecidos no primeiro governo Trump, e serão oferecidos novos incentivos fiscais prometidos em sua campanha de 2024. Além disso, o pacote deve financiar a repressão de Trump à imigração.

O megaprojeto, de 869 páginas, também prevê cortes em programas sociais, como os voltados à saúde e à rede de segurança alimentar, e zera dezenas de incentivos à energia verde.

O projeto foi aprovado pelo Senado há três dias. Na Câmara, o placar foi de 218 deputados a favor frente a 214 contra. Apenas dois deputados republicanos, aliados de Trump, votaram contra a medida. Todos democratas votaram contra.

A ideia, vendida pelos republicanos, é que a nova legislação reduza significativamente os impostos dos norte-americanos em todo o espectro de renda, estimulando o crescimento econômico.

Para a deputada republicana Virginia Foxx, da Carolina do Norte, projeto de lei trará “alívio histórico de impostos para as famílias trabalhadoras”. “Investimento maciço para proteger as fronteiras de nossa nação. Captura de economias geracionais. Redução de desperdícios, fraudes e abusos em programas governamentais para que eles possam funcionar de forma mais eficiente”, descreveu ela.

Já para o líder democrata da Câmara, Hakeem Jeffries, “o foco desse projeto de lei, a justificativa para todos os cortes que prejudicarão os norte-americanos comuns, é oferecer enormes incentivos fiscais aos bilionários”.

Fontes: Terra e Reuters

 

 

Você pode querer ler também