A atitude de um cãozinho fez toda a diferença para uma idosa de 93 anos com demência que ficou 40 horas desacordada num campo de arroz durante as fortes chuvas que atingiram a Coreia do Sul no final de agosto. Segundo as autoridades locais, ela estava a dois quilômetros de casa, acompanhada apenas por seu cachorro, quando ficou inconsciente.
Como a plantação era muito alta, as equipes de busca não puderam avistá-la a olho nu. Dessa forma, a polícia precisou usar drones com sensor de calor que, por fim, conseguiram detectar a presença do animal, chamado Baekgu. Depois foi verificado que, por ele ter permanecido ao lado de sua dona durante todo o tempo, o cãozinho manteve o corpo dela na temperatura suficiente, impossibilitando uma piora em seu quadro de saúde. As informações são do portal “Korea Times”.
“Baekgu era um cachorro abandonado e se tornou parte de nossa família quando o salvamos de ataques de outro cachorro três anos atrás”, disse a filha da senhora, identificada apenas pelo sobrenome Shim. “Estou muito grata. Parece que ele retribuiu nosso favor.”
Para celebrar o resultado da operação, o governo da província de Chungcheong do Sul fez uma homenagem para Baekgu nesta segunda-feira (6), de forma que ele se tornou o primeiro cão de resgate honorário da Coreia do Sul.
De acordo com a imprensa local, a filha da idosa foi quem registrou o desaparecimento da mãe após não conseguir contatá-la. A polícia então analisou imagens de câmeras de segurança da localidade e viu que a idosa saiu do vilarejo onde mora no início da manhã. Foram empregadas ações de busca durante dois dias, sem qualquer avanço na investigação.
A localização da senhora só pôde ser determinada a partir da utilização de uma câmera térmica, que identificou um pequeno sinal de calor emanado pelo cachorro. Como a temperatura da vítima caiu bruscamente e chovia muito, o dispositivo não foi capaz de detectar a presença dela. Assim que foi vista, a idosa foi encaminhada a um hospital para se recuperar da hipotermia.
A possibilidade de oferecer títulos honorários a animais que desempenhem papel importante no salvamento de vidas foi formalizada no mês de abril pela Agência Nacional de Bombeiros.
Fonte: Extra