A Apple afirmou, na sexta-feira (19), que retirou o WhatsApp e o Threads da App Store da China. A remoção foi feita depois de a Administração do Ciberespaço chinesa, órgão responsável por regular a internet e combater a desinformação, fazer a solicitação citando preocupações com a segurança do país. O Telegram e o Signal também foram removidos. As informações são da Reuters.
As medidas se dão como resposta ao avanço no Congresso dos Estados Unidos da legislação que pretende proibir o TikTok no território norte-americano, caso o aplicativo continue ligado ao Partido Comunista da China.
Em audiência de comissão no Senado dos EUA, em março, o diretor do FBI (departamento de investigação federal dos Estados Unidos), Cristopher Wray, disse que a China poderia usar o aplicativo para controlar dados dos usuários norte-americanos.
Apesar do WhatsApp e Threads, ambos da big tech Meta, serem banidos, outros aplicativos da empresa continuam permitidos no país asiático. Facebook, Instagram e Messenger permanecem disponíveis para downloads.
“Somos obrigados a seguir as leis dos países onde operamos, mesmo quando discordamos”, afirmou o comunicado da Apple, de acordo com a agência de notícias britânica.
Fonte: Poder360