O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, afirmou, durante discurso, que irá romper relações diplomáticas com Israel por suas ações na Faixa de Gaza.
Petro já criticou fortemente o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, e apoiou o caso da África do Sul que acusa Israel de genocídio na Corte Internacional de Justiça.
“Aqui na sua frente, o governo da mudança, do presidente da República, anuncia que romperemos relações diplomáticas com o Estado de Israe por ter um governo, por ter um presidente que é genocida“, destacou Petro.
Ele foi aplaudido por multidões em Bogotá, que marcharam para marcar o dia do trabalho e apoiar as reformas sociais e econômicas de Petro.
O chefe de Estado ressaltou ainda que os países não podem ser passivos face aos acontecimentos em Gaza.
Retirada de diplomatas de Israel
A Colômbia irá retirar seus diplomatas de Israel depois que o presidente do país, Gustavo Petro, anunciou o rompimento das relações entre os dois países por causa da guerra em Gaza.
O Ministério das Relações Exteriores da Colômbia não especificou quando o corpo diplomático irá voltar ao país, mas disse que informaria à embaixada de Israel na Colômbia sobre a medida. O comunicado do ministério também não explicou se os diplomatas israelenses terão que deixar a Colômbia.
Os cidadãos colombianos em Israel vão continuar a receber assistência e os serviços consulares ainda vão ocorrer na embaixada em Tel Aviv, afirmou o Ministério das Relações Exteriores colombiano.
A ruptura de relações foi anunciada na quarta-feira (1º) pelo presidente Gustavo Petro, político de esquerda e crítico declarado da guerra de Israel em Gaza.
A Colômbia insistiu que a medida não visa o povo israelense, nem as comunidades judaicas, e disse: “Nos unem laços históricos e de amizade que persistirão”. A operação militar de Israel em Gaza e os danos generalizados que causou foram citados como os principais motivos do rompimento das relações diplomáticas.
“A Colômbia não pode ser indiferente ao enorme e indescritível sofrimento humano que isso causa, razão pela qual o presidente Gustavo Petro anunciou a decisão de romper relações diplomáticas com Israel a partir de 2 de maio”, disse o ministério.
Fonte: CNN Brasil