As próximas eleições presidenciais da Rússia estão marcadas para o dia 17 de março de 2024. A informação foi divulgada pela Câmara Alta do parlamento russo. Embora Vladimir Putin ainda não tenha anunciado oficialmente sua candidatura, são poucos aqueles que duvidam de seu quinto mandato.
Depois de sistematicamente eliminar os candidatos de oposição, Putin terá a oportunidade de permanecer no poder até 2030, quando vai completar 78 anos.
Os senadores do Conselho da Federação Russa marcaram a eleição presidencial para 17 de março de 2024, pouco depois do segundo aniversário do início da guerra da Ucrânia. “Hoje, a tarefa mais importante é garantir o máximo apoio ao nosso líder Vladimir Putin”, declarou Andrei Turshak, secretário do Conselho Geral do partido presidencial Rússia Unida.
Relação com a Ucrânia
Em setembro de 2022, Moscou reivindicou a anexação de quatro regiões pertencentes ao território ucraniano — e que estão parcialmente ocupadas pelas tropas russas: Donetsk, Luhansk, Kherson e Zaporizhzhia. O presidente da Câmara Alta disse que as eleições “serão uma espécie de culminação da reunificação”.
Recuperar a confiança
Depois das tensões bélicas envolvendo a Rússia e a Ucrânia em 2022, o governo de Putin está em uma situação melhor em função do fracasso da grande contraofensiva ucraniana no verão, da redução do apoio dos Estados Unidos (EUA) e da Europa a Kiev e também do reajuste da economia russa.
Na Rússia, as críticas são punidas
Quase todos os opositores políticos de Vladimir Putin — o que inclui o ativista anticorrupção Alexei Navalny — foram para a cadeia ou tiveram de fugir para o exílio. Ademais, na magistratura russa quaisquer críticas à operação contra a Ucrânia são exemplarmente punidas nos tribunais.
Putin
O atual presidente da Rússia está no poder desde o ano 2000. Ele pode permanecer no Kremlin até 2036, graças a uma polêmica reforma feita na Constituição do país em 2020. A decisão de Putin de disputar as eleições pode ser anunciada na quinta-feira da próxima semana.
Trabalho da mídia durante as eleições russas
Durante as próximas eleições presidenciais na Rússia, os profissionais de mídia terão significativa dificuldade para cobrir o pleito eleitoral, porque o governo russo aumentou o cerco à liberdade de expressão no país.
Fonte: Revista Oeste