ARACAJU/SE, 24 de novembro de 2024 , 17:22:58

logoajn1

Com seis pistas paralelas e expectativa de receber 120 milhões de passageiros por ano, maior aeroporto do mundo, na Arábia Saudita, deve ser aberto em 2030

 

A Arábia Saudita deve inaugurar o maior aeroporto do mundo em termos de número de passageiros até 2030. O Aeroporto Internacional King Salman, localizado em Riyadh, terá seis pistas paralelas e a expectativa é de que receba 120 milhões de passageiros por ano. O aeroporto ainda não recebeu um código IATA designado, mas espera-se que esteja operacional dentro desta década.

Segundo informações do Saudi Infrastructure Expo, o novo aeroporto deverá elevar o tráfego anual de passageiros na Arábia Saudita dos atuais 29 milhões para 120 milhões de viajantes até 2030, e chegar a 185 milhões até 2050. Também está previsto um aumento no tráfego de aeronaves no país, de 211.000 para mais de 1 milhão de voos por ano após a abertura do aeroporto. O processo de licitação para empresas de construção iniciou em novembro de 2023.

De acordo com o MEED (Middle East Economic Digest), a empresa de construção do Reino Unido, Mace Group, venceu a concorrência para ser a parceira de entrega do projeto do Aeroporto Internacional King Salman.

A Mace possui grande experiência na construção e manutenção de aeroportos, incluindo um contrato de 30 anos para o Aeroporto de Londres-Heathrow. Os serviços da Mace para o aeroporto saudita incluirão gestão de projetos, gestão de design, consultoria de custos e aconselhamento sobre aquisições.

Por outro lado, a proposta para o projeto do plano diretor do Aeroporto Internacional King Salman foi vencida pela empresa de arquitetura britânica Foster+Partners. Os edifícios do aeroporto serão projetados pela empresa britânica, enquanto a empresa de design norte-americana Jacobs ficará responsável pela infraestrutura.

A inauguração do aeroporto deve gerar cerca de 150.000 empregos. Atualmente, o maior aeroporto do mundo em termos de dimensões está também localizado na Arábia Saudita, o Aeroporto Internacional King Fahd (DMM), que processa cerca de 10 milhões de passageiros por ano.

Fonte: Aeroin

Você pode querer ler também