Os seres humanos falam mais de 7 mil línguas ao redor do mundo. Só no continente asiático existem pelo menos 2.300 e no africano, 2.144. Na região do Pacífico, é possível contar cerca de 1.313 línguas, seguidas das 1.061 nas Américas e as 287 restantes na Europa.
Uma língua está viva a partir do momento em que pelo menos uma pessoa a tem como primeiro idioma falado. As extintas, por sua vez, são caracterizadas como segunda língua, e não entram para a contagem.
Diante de tanta diversidade, qual seria o país que fala mais idiomas no mundo? E quais seriam alguns deles? Confira a resposta para essa dúvida abaixo.
Qual é o país fala mais línguas no mundo?
O país com mais línguas em todo o mundo é a Papua-Nova Guiné, uma pequena ilha situada na Oceania repleta de tribos e com quase 9 milhões de habitantes.
Em 2006, o então primeiro-ministro de Papua-Nova Guiné, Sir Michael Somare, declarou que o país tem 832 línguas, mas esse número já subiu.
Estima-se que pelo menos 850 idiomas são falados em suas terras, sendo que boa parte deles tem menos de mil falantes, vivendo cercados pelo inglês, o tok pisin (língua crioula com base no inglês) e o hiri motu, sendo as três as línguas oficiais do país.
Além disso, a Língua de Sinais da Papua-Nova Guiné tornou-se a quarta língua oficialmente reconhecida em maio de 2015, sendo utilizada por toda a população surda do país.
Junto às principais línguas da região, existem ainda outros grupos linguísticos não tão conhecidos. Confira algumas curiosidades sobre os idiomas e grupos em questão:
– Tok Pisin: falada por metade ou 2/3 da população, sendo a língua franca da região;
– Inglês: apesar de ser uma das três línguas oficiais, só é falada por 1 a 2% da população;
– Hiri Motu: falada por cerca de 120 mil habitantes;
– Línguas Papuas: as línguas mais antigas da ilha, que também são faladas em áreas da Indonésia, Timor-Leste e Ilhas Salomão;
– Línguas Austronésias: os falantes das línguas austronésias chegaram ao país por volta de 1.500 a.C. Esses idiomas estão dispersos, ocupando o extremo oeste em Madagascar, o norte em Taiwan e o leste na Ilha de Páscoa;
– Família de línguas Trans-Nova Guiné: grupo de línguas do sul do país e do grupo central;
– Línguas Asmat-Kamoro: família das línguas Papuanas, assim como os idiomas Ok-Awyu e o grupo de Terras Altas da Nova Guiné Centro-Oriental.
Outros países com diversidade linguística
Além da Papua-Nova Guiné, existem outros países que falam uma quantidade impressionante de línguas. Confira quais são:
– Indonésia: fala cerca de 715 idiomas. A diversidade geográfica também é um fator significativo na diversidade linguística desse país;
– Nigéria: com 527 línguas e mais de 200 milhões de habitantes, a Nigéria é o país mais populoso da África, com pelo menos 300 grupos étnicos;
– Índia: tem cerca de 456 línguas faladas em várias regiões do país. Ao levar em consideração os dialetos, é possível chegar a um resultado de 780 idiomas;
– Estados Unidos: por conta de sua população imigrante, cerca de 337 línguas de todo o mundo são faladas nos EUA;
– Austrália: pelo menos 23% da população da Austrália fala uma língua que não é o inglês em casa. O país tem cerca de 317 idiomas.
Fonte: Concursos no Brasil