Delcy Rodríguez, vice de Nicolás Maduro, tomou posse como presidente interina da Venezuela nesta segunda-feira (5). A cerimônia foi realizada na Assembleia Nacional do país.
Isso acontece após Maduro ter sido capturado por forças dos Estados Unidos no sábado (3).
O juramento foi presidido por Jorge Rodríguez, irmão de Delcy. O filho de Maduro, Nicolás Maduro Guerra, também estava presente.
Durante a cerimônia, Rodríguez afirmou que assume o cargo com “dor, mas com honra”.
Aos 56 anos, ela é conhecida por suas fortes ligações com o setor privado e trabalho no partido governista.
Também tomaram posse 283 parlamentares eleitos em maio do ano passado. A única parlamentar ausente foi a primeira-dama Cilia Flores, que está sob custódia dos EUA.
Militares declaram apoio a Delcy Rodríguez
No domingo (4), as Forças Armadas da Venezuela publicaram uma nota reconhecendo Delcy Rodríguez como presidente interina.
“Nesse mesmo espírito, o Governo Bolivariano garantirá a governabilidade do país, e nossa instituição continuará a empregar todas as suas capacidades disponíveis para a defesa militar, a manutenção da ordem interna e a preservação da paz”, destacaram.
No sábado (3), a Câmara Constitucional da Suprema Corte da Venezuela ordenou que ela assumisse interinamente o comando do país na ausência de Nicolás Maduro, que foi capturado pelos Estados Unidos.
Fontes: Reuters e CNN Brasil





