ARACAJU/SE, 22 de outubro de 2024 , 22:37:06

logoajn1

Donald Trump é ferido em atentado durante comício nos Estados Unidos

 

O ex-presidente norte-americano Donald Trump ficou ferido durante um atentado na cidade de Butler, na Pensilvânia, nesse sábado (13).

Trump foi atingido de raspão na orelha. Segundo vários veículos da imprensa americana, incluindo CNN, o atirador foi morto por agentes de segurança.

O ataque aconteceu na cidade de Butler, no fim da tarde. Nas imagens do evento, é possível ouvir três tiros seguidos por um breve silêncio e, em seguida, mais disparos. Trump leva a mão à orelha direita e os agentes de segurança gritam para que o ex-presidente se lance ao chão imediatamente.

Depois de se levantar, antes de ser removido pela equipe de segurança, Trump disse “Espere, espere” e ergueu o punho, acenando à plateia. O ex-presidente repetiu a palavra “Fight” (“Lutem”) três vezes. As imagens mostram que o republicano tinha a orelha direita ensanguentada.

O incidente aconteceu na cidade de Butler, na Pensilvânia, durante um ato de campanha do republicano, que disputa as eleições presidenciais contra Joe Biden. A cidade fica a cerca de 50 quilômetros de Pittsburgh.

Serviço Secreto fala em “incidente”

O governador da Pensilvânia, o democrata Josh Shapiro, afirmou que foi informado da situação e que as autoridades estaduais estão em contato com as autoridades federais. “A violência que tem como alvo qualquer partido ou liderança política é absolutamente inaceitável. Ela não tem lugar na Pensilvânia ou nos Estados Unidos”, ele escreveu no X.

Anthony Guglielmi, o porta-voz do Serviço Secreto do governo americano, afirmou que um “incidente” ocorreu durante o comício e que o presidente está seguro depois de “medidas protetivas” dos agentes se de segurança. “Agora, essa é uma investigação ativa do Serviço Secreto e mais informações serão divulgadas quando disponíveis”, ele escreveu, na rede social X.

“A bala perfurou a parte superior da minha orelha”, diz Trump

O ex-presidente Donald Trump afirmou que foi atingido na orelha direita pelo atirador que tentou matá-lo durante um comício na Pensilvânia, na tarde desse sábado (13).

No primeiro pronunciamento desde o ataque, o republicano também afirmou que não tem informações sobre a identidade do atirador.

O comunicado foi divulgado por Trump na plataforma Truth Social.

No texto, o ex-presidente enviou suas condolências à família da pessoa que foi morta durante o ataque e à família da outra vítima, que ficou gravemente ferida. “Nada é conhecido neste momento sobre o atirador”, afirmou Trump. O autor do atentado foi morto pelo Serviço Secreto.

O republicano diz ter percebido imediatamente que foi atingido na orelha. “Eu fui atingido por uma bala que perfurou a parte superior da minha orelha direita. Eu soube imediatamente que havia algo errado, já que eu ouvi um zumbido, tiros e imediatamente senti a bala rasgando a minha pele”, relatou o ex-presidente.

Trump também agradeceu as forças de segurança pela “rápida resposta” ao atentado.

Fonte: Gazeta do Povo

 

Você pode querer ler também