O Egito iniciou a construção de um muro na fronteira com a Faixa de Gaza, segundo imagens de satélite divulgadas pela Maxar Technologies, na sexta-feira (16). Guindastes e caminhões já estão trabalhando na estrada Sheikh Zuweid-Rafa, a 3,5 quilômetros a oeste da fronteira com Gaza.
O governo egípcio não admitiu a construção. No entanto, em 11 de fevereiro, o Ministério dos Negócios Estrangeiros egípcio emitiu uma declaração em que alerta Israel sobre as possíveis consequências de uma ofensiva contra o Hamas na cidade fronteiriça de Rafah.
Um ataque na região levaria mais de 1 milhão de palestinos a buscarem refúgio no território egípcio. Isso resultaria numa expansão da crise humanitária no Oriente Médio.
Os sinais de preparativos no lado do Egito na fronteira sugerem que Cairo está se preparando justamente para esse cenário. Isso ameaçaria o seu acordo de paz de 1979 com Israel, que tem sido um eixo central para a segurança daquela região.
As imagens de satélite correspondem a um vídeo divulgado pela Fundação Sinai para os Direitos Humanos, com sede em Londres, no último dia 12. O vídeo mostra um guindaste que levanta paredes de concreto ao longo da estrada.
Essa construção “destina-se a criar uma área isolada e fechada de alta segurança perto das fronteiras com a Faixa de Gaza, em preparação para a recepção de refugiados palestinos no caso de êxodo em massa”, escreveu a instituição.
Fonte: Revista Oeste