A ex-primeira-dama americana Michelle Obama não comparecerá à cerimônia de posse do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, marcada para o próximo dia 20. A informação foi confirmada por seu gabinete em uma declaração compartilhada com a agência de notícias Associated Press, sem especificar os motivos de sua ausência, que marca uma quebra de tradição. Por outro lado, o ex-presidente Barack Obama confirmou presença no evento, assim como os ex-presidentes George W. Bush e Bill Clinton.
A ex-primeira-dama Laura Bush e a ex-secretária de Estado Hillary Clinton também estarão na posse ao lado de seus maridos, tornando Michelle Obama a única entre as esposas de ex-presidentes a não comparecer.
Embora seja uma ruptura da tradição, há precedentes na história recente. Em 2021, o próprio Trump e sua esposa, Melania, não compareceram à posse de Joe Biden.
Durante a campanha eleitoral, Michelle criticou duramente Trump, ressaltando sua “incompetência grosseira” e “comportamento errático”. Ela também apontou que o republicano foi considerado “responsável por abuso sexual” em um processo civil e que era agora um criminoso, em referência à condenação por fraude fiscal ao subornar uma ex-atriz pornô.
Michelle também não esteve presente no funeral do ex-presidente Jimmy Carter, realizado recentemente na Catedral Nacional, em Washington.
Fonte: Veja