Com a chegada da temporada de Carnaval de 2025, a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil emitiu um alerta para seus cidadãos. A mensagem, focada em alertas de golpes e medidas de segurança para os turistas, oferece orientações como “não use joias caras ou carregue grandes quantias de dinheiro e evite favelas em todos os momentos”.
Entre as principais recomendações, a Embaixada aconselha que os turistas evitem andar sozinhos, principalmente à noite, e mantenham as janelas fechadas quando estiverem dentro de veículos. Além disso, alerta sobre o risco de furtos e sugere não utilizar joias caras ou carregar grandes quantias de dinheiro.
A Embaixada também adverte contra a visitação a favelas, inclusive durante festas de rua ou blocos, destacando a necessidade de estar sempre atento a situações que possam comprometer a segurança. Em relação a golpes envolvendo drogas, foi alertado que criminosos frequentemente visam estrangeiros através de aplicativos de namoro ou em bares, onde podem dopar e roubar suas vítimas. Nesse contexto, a recomendação é clara: nunca aceite bebidas de estranhos e não deixe bebidas desacompanhadas.
Veja a lista completa de orientações:
– Esteja ciente do seu entorno. Evite andar sozinho, especialmente à noite.
– Mantenha as janelas fechadas quando estiver dentro de um veículo.
– Não use joias caras ou carregue grandes quantias de dinheiro.
– Evite favelas em todos os momentos, mesmo no contexto de festas de rua/blocos.
– Fique atento a golpes de drogas em encontros. Criminosos visam estrangeiros através de aplicativos de namoro ou em bares antes de drogar e roubar suas vítimas. Não aceite bebidas de estranhos.
– Não deixe bebidas desacompanhadas.
– Confie em seus instintos, priorize a segurança e viaje em pares ou grupos.
– Mantenha-se informado. Monitore a mídia para as últimas atualizações de segurança.
– Não resista fisicamente a qualquer tentativa de roubo. Os criminosos geralmente estão armados. Sua vida é muito mais valiosa do que seus bens pessoais.
– Relate qualquer atividade criminosa primeiro à polícia local e depois entre em contato conosco nos números listados abaixo se precisar de assistência.
Fonte: O Globo