O ex-presidente do Uruguai José “Pepe” Mujica, de 88 anos, anunciou, nesta segunda-feira (29), que está com câncer de esôfago. Em pronunciamento a jornalistas, afirmou que recebeu o diagnóstico na sexta-feira (26) durante exames de rotina.
Segundo Mujica, o tratamento deve ser complexo, uma vez que ele possui uma doença imunológica há 20 anos que afeta os rins, o que dificultará a quimioterapia ou uma eventual cirurgia.
“Quero transmitir às meninas e aos meninos que a vida é bela, mas se desgasta e cai. A questão é recomeçar cada vez que cair e, se houver raiva, transformá-la em esperança. Ninguém é salvo sozinho”, disse.
Mujica, que governou o Uruguai de 2010 a 2015, afirmou estar bem. Segundo ele, sente dores quando consome alimentos mais gordurosos e deve receber mais informações sobre seu quadro clínico nos próximos dias.
Pepe Mujica é um dos principais nomes da esquerda na América do Sul. Atuou em guerrilhas na década de 1960. Foi preso quatro vezes – o último período sendo de 1971 a 1985. Além de presidente do Uruguai, Mujica também foi deputado federal, ministro da Agricultura e senador por três mandatos.
Em janeiro, declarou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é “uma causa, não um homem”. Sua última visita ao Brasil foi em julho de 2023, quando se reuniu com ministros do governo e participou do 59º Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE), em Brasília.
Fonte: Poder360