ARACAJU/SE, 23 de maio de 2025 , 15:34:10

Governo dos Estados Unidos barra matrículas de alunos estrangeiros em Harvard

 

O governo do presidente Donald Trump barrou, nessa quinta-feira (22), a matrícula de estudantes estrangeiros na Universidade Harvard — mirando uma fonte crucial de financiamento para a faculdade mais antiga e rica do país e em uma grande escalada nos esforços do governo para pressionar a escola de elite a se alinhar à agenda da Casa Branca, de acordo com o jornal “New York Times”.

A Casa Branca notificou Harvard sobre a decisão após uma discussão nos últimos dias sobre a legalidade de uma solicitação de vistos e registros de estrangeiros feitos junto ao Departamento de Segurança Interna, de acordo com três pessoas com conhecimento do assunto que falaram ao jornal.

A medida provavelmente desencadeará um segundo processo judicial por parte de Harvard. A universidade processou o governo em abril devido à tentativa da Casa Branca de impor mudanças em seu currículo, nas políticas de admissão de alunos e nas práticas de contratação de docentes.

“Escrevo para informar que, com efeito imediato, a certificação do Programa de Estudantes e Visitantes de Intercâmbio da Universidade de Harvard está revogada”, de acordo com uma carta enviada à universidade por Kristi Noem, secretária de Segurança Interna. Uma cópia da carta foi obtida pelo “NYT”.

Cerca de 6,8 mil estudantes internacionais frequentaram Harvard neste ano, ou aproximadamente 27% do corpo discente, de acordo com dados de matrícula da universidade. Esse número representa um aumento em relação aos 19,7% de 2010.

Fonte: Valor Econômico

 

 

Você pode querer ler também