Nesta semana, um encontro curioso aconteceu. Sultan Kösen, turco de 41 anos e que é considerado o maior homem do mundo, e Jyoti Amge, indiana de 31 anos que carrega o título de menor mulher do planeta, posaram para fotos durante uma viagem a Los Angeles, no estado norte-americano da Califórnia.
Kosen e Jyoti são registrados pelo livro de recordes, o Guinness Book, e já foram reunidos pela equipe organizadora em outras ocasiões.
O maior homem do mundo tem 2,51 metros de altura, enquanto a menor mulher tem apenas 62,8 centímetros. A dupla, que não se via havia alguns anos, esteve nos Estados Unidos para um evento. Segundo publicação feita pelo Guinness Book, na quarta-feira (21), os recordistas também estão trabalhando juntos em um projeto para a televisão.
As fotos surpreenderam os internautas. A dupla esteve lado a lado pela primeira vez em 2013, quando participaram do programa chinês Guinness World Records TV. Em 2018, eles posaram juntos durante uma viagem às pirâmides de Gizé, no Egito, a convite do Conselho Egípcio de Promoção do Turismo.
Kösen sofre de uma condição conhecida como gigantismo, um aumento causado devido a crescimentos anormais de tumores na glândula pituitária, localizada no cérebro. Por isso, ele também tem problemas de mobilidade e precisa usar uma bengala para se locomover.
Além do recorde de altura, Kösen é detentor do título de homem com as maiores mãos do mundo, que medem 28,5 centímetros do pulso até a ponta do dedo mindinho.
Já a indiana tem 31 anos mede 62,8 centímetros de altura. Para termos de comparação, Jyoti tem a estatura menor que a de uma criança de 2 anos. Ela é portadora de acondroplasia, uma das formas mais comuns de nanismo.
Jyoti também é considerada a menor atriz do mundo por sua participação na série de televisão American Horror Story.
Fonte: Revista Oeste