As Forças de Defesa de Israel (FDI) declararam neste domingo (15) ter interceptado cinco de nove foguetes lançados do Líbano pelo Hezbollah contra território israelense. Disseram ainda que já iniciaram a resposta aos locais de ataques.
No canal oficial das FDI no Telegram, foi informado que “jatos de combate das FDI estão atualmente atacando a infraestrutura militar do Hezbollah no Líbano”.
Ao mesmo tempo, foi recebido um relatório sobre um tiroteio contra militares das FDI ao longo da fronteira com o Líbano. “Os soldados das FDI na área estão respondendo com fogo real.”
Israel identificou os ataques após soarem as sirenes de alerta dos nove foguetes.
Ataque
No sábado (14), o grupo libanês Hezbollah assumiu a autoria do ataque ao norte de Israel, em uma região conhecida como Fazendas Shebaa. O atentado com mísseis guiados e morteiros ocorreu às 15h15 (9h15 no horário de Brasília), segundo confirmou o grupo em comunicado.
Cinco israelenses ficaram feridos. Uma das pessoas está em estado crítico e duas estão moderadamente feridas, segundo informou o jornal israelense Haaretz. De acordo com o veículo, aviões das Forças Armadas de Israel atacaram agentes que tentavam entrar no território durante o bombardeio de morteiros.
As Fazendas Shebaa estão na fronteira do Líbano com Israel. A área disputada é considerada pelo Líbano como ocupada pelo país vizinho.
O Hezbollah é uma organização libanesa que surgiu durante a guerra civil no Líbano na década de 1980. Influenciado pelo Irã e apoiado pela Síria, o grupo concentra-se na resistência contra Israel e na promoção da influência xiita no Oriente Médio.
A organização surgiu em resposta à ocupação israelense do sul do território libanês. Apoiado pelo Irã, o Hezbollah se tornou uma força de resistência contra Israel. Sua ala militar é considerada uma das mais poderosas da região, tendo lançado ataques contra alvos israelenses.
Fonte: Metrópoles