ARACAJU/SE, 25 de novembro de 2024 , 11:53:10

logoajn1

Israel-Hamas: reunião do Conselho de Segurança da ONU termina sem consenso

 

A reunião da sexta-feira (13), do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, presidido neste mês pelo Brasil, terminou sem consenso. O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, que presidiu o encontro, afirmou que o Brasil vai continuar trabalhando com outras delegações para chegar a um acordo sobre a ajuda humanitária para os civis em meio à guerra entre Israel e o Hamas.

Vieira reforçou o pedido do Brasil pela criação de um corredor humanitário a Gaza para a retirada de civis. Falando como ministro de Estado, Vieira defendeu que o Conselho tem um papel crucial para responder à crise humanitária que se desenrola no momento e também futuramente, quando começarem os esforços para restabelecer a paz na região.

“Nem os israelenses, nem os palestinos deveriam passar por esses sofrimentos novamente”, disse. “Vim para a sede das Nações Unidas primeiro para repassar o pedido do presidente Lula para uma ação multilateral urgente para acabar com o sofrimento dos civis”.

Vieira também afirmou que Lula apela pela libertação imediata e incondicional dos reféns. O ministro também disse que recebeu com profundo espanto a noticia de que o Exército de Israel determinou que cerca de 1,1 milhão de civis que moram ao norte de Gaza deixassem suas casas em direção à porção sul do território.

Fonte: VEJA

 

Você pode querer ler também