O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou por telefone com o presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, na tarde deste sábado (14), na iminência de um ataque por terra protagonizado por Israel à Faixa de Gaza. No telefone, Lula defendeu o envio de ajuda humanitária à região.
Segundo a agência de notícias palestina Wafa, Lula “afirmou a solidariedade dele e do povo brasileiro com os palestinos em sua busca pela restauração de seus legítimos direitos à liberdade e à independência, enfatizando a necessidade de levar ajuda médica e de socorro à Faixa de Gaza, apelando à paz e segurança na região”. O Palácio do Planalto confirma que Lula conversou com Abbas nesta tarde.
Ainda segundo a agência de notícias palestina, Abbas agradeceu Lula pelas “posições de apoio à causa palestina e ao direito do povo palestino de concretizar o seu Estado independente no seu solo nacional” e “destacou a necessidade de abrir corredores seguros para a entrada de materiais essenciais, e também trabalhar na saída de cidadãos estrangeiros, incluindo famílias brasileiras residentes em Gaza”.
Atualmente, o Brasil negocia com Israel, Egito e Autoridade Palestina a saída de brasileiros, através da fronteira com o Egito, que desejam embarcar em uma aeronave brasileira de repatriação.
Fonte: Estadão
Foto: Ricardo Stuckert