O Mercosul fechou um tratado de livre comércio com a Efta (Associação Europeia de Livre Comércio) , bloco formado por Suíça, Noruega, Islândia e Liechtenstein.
O acordo deve ser anunciado em Buenos Aires nesta quarta-feira (2), no primeiro dia do encontro de cúpula do Mercosul, com a presença do vice-presidente da Suíça, Guy Parmelin, responsável pelas negociações comerciais da Efta.
A assinatura final ainda depende da aprovação do texto pelos parlamentos dos países europeus. Mas, ao contrário do que acontece com o acordo entre Mercosul e União Europeia, não há oposição ao tratado entre os integrantes da Efta.
Segundo técnicos do governo brasileiro ouvidos pelo jornal Folha de S. Paulo, a parceria abre um mercado de US$ 4 trilhões.
O Mercosul também deve confirmar a decisão de incluir mais 50 produtos na lista de exceções à Tarifa Externa Comum (TEC).
A medida é um pedido da Argentina, que busca uma aproximação com os Estados Unidos, e permite que cada país decida individualmente a tarifa de importações desses produtos para seu mercado.
Fonte: UOL