A tempestade de inverno Elliot, que atinge os Estados Unidos desde 23 de dezembro, matou ao menos 34 pessoas até a manhã desta segunda-feira (26), segundo a AP. Milhares ficaram sem energia elétrica.
O clima extremo atingiu o país norte-americano da fronteira com o Canadá até a fronteira com o México. O NWS (Serviço Nacional de Meteorologia, na sigla em inglês) informou que a temperatura pode chegar a -35 °C.
Segundo o órgão, o país vive um evento “que acontece só uma vez na vida”. Cerca de 60% da população recebeu algum tipo de alerta relacionado ao clima.
Uma das cidades mais afetadas pela nevasca é Buffalo, no Estado de Nova York. A cidade teve ventos com força de furacão e cerca de 1 metro de neve no domingo.
De acordo com autoridades de Nova York, o aeroporto de Buffalo deve ficar fechado até a manhã de terça-feira (27).
Mais de 9.000 voos já foram cancelados em todo o país desde a sexta-feira (23). A Amtrak, empresa estatal federal de transporte ferroviário de passageiros, já cancelou dezenas de trens. Além disso, um engavetamento de 50 veículos no Estado de Ohio matou duas pessoas e deixou outras feridas.
Cerca de 250 mil casas e empresas ficaram sem energia, segundo dados do projeto de monitoramento de energia Power Outage.
Fonte: Poder 360