ARACAJU/SE, 23 de novembro de 2024 , 2:44:20

logoajn1

Organização jurídica internacional protocola ação na Corte Interamericana de Direitos Humanos contra ‘censura’ no Brasil

 

Juristas estrangeiros protocolaram uma ação em caráter de urgência na Comissão Interamericana de Direitos Humanos contra as medidas adotadas pelo ministro Alexandre de Moraes e pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que ordenaram a derrubada da rede social X/Twitter em todo o Brasil.

A Alliance Defending Freedom (ADF), organização jurídica internacional, comunicou que tomou a iniciativa de protocolar essa “ação urgente” na Comissão, argumentando que a Corte Interamericana de Direitos Humanos tem autoridade sobre o Brasil, conforme a Convenção Americana.

A ADF classificou as ações do STF como “censura” e declarou que entrará na batalha judicial para “responsabilizar o Brasil por suas obrigações em matéria de direitos humanos”. Segundo a organização, fundada nos anos 90 e que atua em diversos países, a intervenção do STF e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) viola a legislação internacional.

Em sua nota, a ADF afirmou: “Todo brasileiro tem o direito humano fundamental à liberdade de expressão. Estamos com o povo brasileiro contra a censura. Agora é o momento de a comunidade internacional responsabilizar o Brasil por suas obrigações em matéria de direitos humanos”.

O microblog X/Twitter já deixou de funcionar, mas brasileiros ainda têm acesso no exterior e seguem publicando capturas de tela (print screen) de postagens em outras plataformas digitais. Foi assim que o Conexão Política conseguiu acessar e reportar as mensagens, considerando o interesse público e a relevância jornalística do caso.

Fonte: Conexão Política

 

Você pode querer ler também