Seguindo o cronograma de Francisco, o papa Leão XIV viajará para Niceia, na Turquia, para celebrar o 1.700º aniversário do Concílio Cristão no fim de maio.
A informação foi confirmada pelo pontífice durante encontro com jornalistas na Sala Paulo VI.
Ao ser questionado por uma jornalista portuguesa se ele visitaria o Santuário de Nossa Senhora de Fátima, cuja data é celebrada na próxima quarta, 14, Prevost respondeu:
“O cardeal Prevost já tinha planejado uma ida ao Santuário, mas agora os seus planos mudaram”, brincou Leão XIV.
Liberdade de imprensa
No encontro, o papa Leão XIV enfatizou a importância de salvaguardar a liberdade de expressão e de imprensa, um valor que considera essencial para a sociedade contemporânea.
“Vocês estão na linha de frente ao narrar conflitos, esperanças de paz, injustiças e situações de pobreza, além do trabalho silencioso de muitos em prol de um mundo melhor. Por isso, eu os convido a escolher com coragem um caminho de comunicação voltado para a paz”, declarou.
O pontífice também fez um apelo pela libertação de jornalistas encarcerados.
Crianças ucranianas
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, conversou por telefone com o papa Leão XIV nesta segunda, 12.
Em publicação no X, Zelensky agradeceu ao pontífice sobre a recente declaração em favor do fim da guerra.
Além disso, o presidente ucraniano destacou o apoio do Vaticano para repatriar crianças ucranianas deportadas pela Rússia desde o início da invasão.
“Conversei com o Papa Leão XIV. Foi nossa primeira conversa, mas já muito calorosa e verdadeiramente substancial. Agradeci a Sua Santidade por seu apoio à Ucrânia e a todo o nosso povo.
Valorizamos profundamente suas palavras sobre a necessidade de alcançar uma paz justa e duradoura para o nosso país e a libertação dos prisioneiros. Também discutimos os milhares de crianças ucranianas deportadas pela Rússia. A Ucrânia conta com a assistência do Vaticano para trazê-las de volta para suas famílias”, escreveu.
Zelensky revelou ter convidado Leão XIV para uma visita à Ucrânia.
Fonte: O Antagonista