Todas as seis pessoas a bordo do avião que caiu na Filadélfia na noite de sexta-feira (31) morreram, publicou o gabinete da prefeitura em nome da prefeita Cherelle Parker.
As vítimas são duas passageiras — uma criança e sua mãe —, um médico, paramédico, piloto e copiloto. Todos eram mexicanos.
A menina era uma paciente pediátrica que estava voltando para casa, no México, após ter passado por atendimento médico nos EUA. A mãe estava acompanhando a filha.
Além das seis, uma pessoa que estava no solo também morreu. Segundo a prefeita, a vítima estava em seu carro quando foi atingida pela aeronave.
Os nomes das vítimas não foram divulgados.
A prefeitura informou ainda que pelo menos 19 pessoas que estavam no solo também ficaram feridas e muitos foram encaminhados a um hospital local. “Esse número ainda pode mudar”, disse a prefeita Parker.
“Isso é uma tragédia em nossa cidade”, disse a prefeita. “Nossas preces vão para as famílias, amigos, vizinhos e todos aqueles impactados por essa queda trágica”.
A Presidente do México, Claudia Sheinbaum, publicou um depoimento em compadecimento às vítimas do acidente na rede X (antigo Twitter).
“Lamento o falecimento de seis mexicanos no acidente aéreo na Filadélfia, Estados Unidos. As autoridades consulares estão em contato permanente com os familiares. Pedi à Secretaria de Relações Exteriores que apoie em tudo que seja preciso”, disse Sheinbaum.
“Minha solidariedade para seus entes queridos e amigos”, conclui.
O que se sabe do acidente
O avião de pequeno porte do modelo Learjet 55 era operado pela empresa Jet Rescue Air Ambulance, que faz transporte aeromédico.
O voo tinha como destino final a cidade mexicana de Tijuana, após uma parada programada na cidade de Springfield, Missouri, nos EUA.
O avião ficou menos de 1 minuto no ar, tendo decolado do aeroporto de Northeast Philadelphia cerca de 30 segundos antes, por volta das 18h no horário local (20h de Brasília).
A prefeita Cherelle Parker disse em conferência com a imprensa que “algo deu terrivelmente errado” e que a investigação continua.
A queda aconteceu perto do shopping Roosevelt e resultou numa explosão que deixou a aeronave em pedaços.
Imagens aéreas obtidas por drones mostraram carros queimados, destroços do avião e focos de incêndio sendo controlados pelo corpo de bombeiros da cidade.
O incidente ocorreu apenas dois dias após a colisão de um jato da American Airlines e um helicóptero Black Hawk do Exército dos EUA sobre Washington, D.C., que resultou em 67 mortes. Foi o acidente de avião mais mortal nos EUA desde 2009.
Fonte: G1