O Palácio de Buckingham anunciou, nesta segunda-feira (5), que o rei Charles III, 75 anos, foi diagnosticado com câncer. O local do tumor ainda não foi informado.
O monarca britânico foi internado em 26 de janeiro para tratar de um problema na próstata depois que foi identificada uma hipertrofia “benigna” na glândula. Charles recebeu alta do hospital London Clinic em 29 de janeiro.
Segundo o comunicado divulgado nesta segunda-feira, exames identificaram o câncer durante a recente internação do monarca.
“Sua Majestade iniciou hoje (5 de fevereiro) um cronograma de tratamentos regulares, durante os quais foi aconselhado pelos médicos a adiar as tarefas de atendimento ao público. Ao longo deste período, Sua Majestade continuará a tratar dos negócios do Estado e da documentação oficial como habitualmente”, afirmou o Palácio de Buckingham.
Charles III se tornou rei do Reino Unido em 8 de setembro de 2022 depois da morte da Rainha Elizabeth II. Foi coroado ao lado de sua mulher, a rainha Camilla Parker Bowles, em 6 de maio de 2023, em cerimônia realizada na Abadia de Westminster, em Londres.
Com a ascensão ao trono de Charles, o príncipe William passou a ser oficialmente o novo herdeiro da realeza britânica, ou seja, o primeiro na linha sucessória. A regra estabelece que quando um monarca morre, o primeiro sucessor é o filho mais velho. Ou seja, caso William eventualmente não possa ou não queira assumir o lugar de Charles 3º, quem assume é seu filho mais velho, o príncipe George.
O príncipe Harry, que abdicou dos deveres reais, passou agora a ser o quinto na linha sucessória, atrás dos três filhos de William.
Fonte: Poder360