ARACAJU/SE, 27 de novembro de 2024 , 13:38:49

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Robô jogador de basquete aprende a driblar e acerta mais de 2 mil lances diretos

Com quase dois metros de altura e pesando 110 quilos, o CUE tem uma biometria muito parecida com a do jogador de basquete médio. Mas o CUE não é uma estrela do esporte no sentido convencional: é um robô com inteligência artificial.

Nos Jogos Olímpicos de Tóquio, no verão de 2021, impressionou os espectadores com um chute de meia quadra.

“Naquele momento, senti como se estivesse assistindo a um filme de fantasia (em vez de) algo de que fiz parte”, diz Tomohiro Nomi, líder da equipe de desenvolvimento por trás do CUE e de outros projetos de robôs humanoides da Toyota.

O CUE, que usa um sensor no peito para calcular o ângulo e a potência necessários para cada lance, surgiu como um projeto de robótica amadora em 2017 e alcançou o “impossível” ao aparecer em um show de intervalo na Olimpíada, diz Nomi.

No entanto, depois de acertar mais de 2.000 lances consecutivos em uma tentativa de recorde mundial, atirar em arcos se tornou muito fácil para este droid esportivo.

Para apimentar as coisas, a equipe está ensinando o robô a driblar – e espera que futuras iterações tenham “a mesma amplitude de movimento e flexibilidade que os humanos”, diz Nomi.

“Enterrada”

A equipe da Toyota por trás do CUE concebeu a ideia durante um evento com tema de IA em uma organização voluntária chamada Toyota Engineering Society. Inspirado por uma frase de uma série de mangá de basquete dos anos 90 intitulada “Slam Dunk” – “Serão suficientes 20.000 tiros de treino?” – a equipe partiu para criar um jogador robótico capaz de 100% de precisão.

Apenas 11 meses depois, a primeira versão do robô fez sua estreia em um jogo com o Alvark Tokyo, time da primeira divisão da liga japonesa de basquete, a B.League. Ele marcou com sucesso nove de 10 arremessos da linha de lance livre. Após esse resultado, a Toyota pediu à equipe de desenvolvimento de nove pessoas que o desenvolvesse como um projeto oficial.

Na segunda versão, a equipe removeu o suporte do robô e o colocou em duas pernas, o que aumentou seu alcance de tiro para 7 metros. Para a terceira iteração, o robô agora pode atirar do círculo central, a 12 metros da cesta. Foi este modelo, CUE3, que teve a chance de experimentar o Guinness World Record pelo título “Mais lances livres consecutivos de basquete por um robô humanoide (assistido)” em abril de 2019.

A equipe teve que reduzir o tempo necessário para dar a tacada seguinte, de três minutos para apenas alguns segundos para que as jogadas fossem consideradas consecutivas. O robô estabeleceu o recorde de 2.020 lances consecutivos – um número que foi escolhido para celebrar a Olimpíada de Tóquio 2020 – ao longo de seis horas e 35 minutos. Isso ainda não bate o recorde humano de 5.221 lances livres estabelecido em 1996, mas a equipe de desenvolvimento do CUE observa que eles deliberadamente reduziram a tentativa devido a restrições de tempo, pois os oficiais de registro não podem fazer pausas, trocar ou sair.

À medida que o robô evoluiu, sua altura e peso também evoluíram; agora é 22 centímetros mais alto do que sua iteração mais curta e quase duas vezes mais pesado que o mais leve. O peso adicional é uma desvantagem, diz Nomi, e a equipe gostaria de torná-lo mais leve – no entanto, ele acrescenta que eles “priorizaram a evolução funcional no tempo limitado disponível”, em vez de um corpo mais ágil.

Aprimorando novas habilidades

A versão mais recente do robô, CUE5, foi apresentada na Olimpíada de Tóquio 2020, a pedido do Comitê Olímpico Internacional (COI). Embora a exibição do intervalo não tenha sido transmitida pela televisão, muitos vídeos dela circularam nas redes sociais.

Com novas câmeras e sensores instalados em seus pés e novo movimento em suas mãos, o CUE agora pode detectar a distância entre as palmas das mãos e a bola – permitindo que ele dribla e tire chutes de várias posições na quadra, inclusive da meia quadra.

“Gostaríamos de tentar arremessar de distâncias ainda maiores no futuro – por exemplo, da linha de 3 pontos na quadra oposta ou da linha de lance livre”, diz Nomi.

A equipe ainda está aprimorando a capacidade de drible do CUE – mas essa nova habilidade apresenta um mundo de possibilidades.

Seu próximo objetivo é conseguir uma vaga para o CUE6 no 2023 B.League All-Star Game Skills Challenge, que testa a velocidade e a precisão dos jogadores em dribles, arremessos, passes e navegação de obstáculos. A equipe visa que o droide complete o teste em um minuto, o que está no mesmo nível do tempo médio dos atletas de ponta.

No entanto, esta nova missão traz “uma montanha de desafios” de acordo com Takayoshi Tsujimoto, gerente de desenvolvimento da equipe, que disse em comunicado que “enquanto um tiro voa essencialmente em um arco parabólico, um passe deve seguir um curso mais direto”.

A equipe agora precisa dobrar a velocidade em que a versão atual do CUE é executada, estabelecer se os arremessos com uma ou duas mãos funcionam melhor, além de adicionar movimentos de corrida em ziguezague e sensores de obstáculos, acrescenta Tsujimoto. E a equipe não tem muito tempo: o CUE6 deve estrear em um jogo em casa do Alvark Tokyo em 24 de dezembro de 2022, diz Nomi.

Embora os robôs ainda não possam imitar o movimento humano, Nomi antecipa avanços tecnológicos que os aproximarão desse objetivo. A equipe ainda não analisou aplicações industriais específicas para a tecnologia, mas Nomi acha que o tipo de sistema de controle que o CUE usa pode ser útil no campo da robótica.

Sempre que a equipe enfrenta desafios, ele volta à ideia de fazer 20.000 lances de treino para ter sucesso – e acha que isso contém um lembrete importante para os inovadores.

“Esse número normalmente faria alguém estremecer, mas é como se dissesse: ‘É tudo o que preciso fazer?’ Ele envia uma mensagem forte – de nunca usar o fato de ser um amador como desculpa, e esse trabalho duro compensa”, diz ele.

“Essas mensagens nos empurram para frente.”

CNN BRASIL

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