ARACAJU/SE, 12 de maio de 2025 , 15:03:29

Trump assina ordem executiva para reduzir preço de medicamentos em até 80%

 

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou, nesse domingo (11), que assinará uma ordem executiva nesta segunda-feira (12), às 9h (horário local), com o objetivo de reduzir os preços de medicamentos e produtos farmacêuticos no país em até 80%.

Em publicação na plataforma Truth Social, Trump afirmou que os preços pagos por cidadãos americanos são “cinco a dez vezes mais caros” que os praticados em outras nações e prometeu reduções “quase imediatas” entre 30% e 80%. Segundo o presidente, o alto custo dos medicamentos é uma das distorções históricas do sistema de saúde norte-americano.

A proposta retoma uma iniciativa de seu primeiro mandato, o chamado International Pricing Index, que previa atrelar os preços dos remédios nos Estados Unidos à média internacional praticada por outros países desenvolvidos. A medida chegou a ser barrada por um tribunal, mas era projetada para gerar economia superior a US$ 85 bilhões aos contribuintes em sete anos, com impacto de mais de US$ 400 bilhões na despesa federal com medicamentos.

A nova ordem executiva deve seguir diretrizes semelhantes, ampliando a referência internacional para fixação de preços e pressionando as farmacêuticas a reduzir os valores cobrados no país.

O anúncio já gerou reação da Pharmaceutical Research and Manufacturers of America (PhRMA), principal grupo de lobby da indústria farmacêutica nos EUA. “A fixação de preços pelo governo, de qualquer forma, é ruim para os pacientes americanos”, afirmou o porta-voz Alex Schriver, em comunicado oficial.

O conteúdo completo da ordem executiva será divulgado após a assinatura. A expectativa é de que a medida afete de imediato os programas de saúde pública e pressione o setor privado a readequar tabelas de preços.

Fonte: Conexão Política

Você pode querer ler também