O ministro das Relações Exteriores de Israel, Gideon Saar, classificou, nessa terça-feira (25), durante reunião em Buenos Aires, o presidente da Argentina, Javier Milei, como “um dos líderes mais ousados e impressionantes do mundo”.
De acordo com Saar, a reunião, que ocorreu na Casa Rosada, permitiu discutir o fortalecimento das relações bilaterais e os próximos passos da cooperação entre os dois países. O ministro afirmou que foi “uma verdadeira honra” reunir-se com Milei e destacou que a Argentina, “sob a liderança do presidente Milei, é um dos melhores amigos de Israel no mundo”.
Segundo a Presidência argentina, além de Milei e Saar, participaram do encontro o chanceler Pablo Quirno, o embaixador argentino em Israel, Axel Wahnish, o embaixador de Israel em Buenos Aires, Eyal Sela, e integrantes da diplomacia israelense, incluindo Amir Ofek e Itai Bardov. Saar viajou acompanhado de uma delegação empresarial, que, conforme o ministro, reflete “a crença de Israel nas ousadas reformas econômicas de Milei e no futuro da economia argentina”.
Durante a reunião, Gideon Saar agradeceu ao governo argentino por manter apoio consistente a Israel no cenário internacional. Ele também confirmou que discutiu com Milei a futura visita do presidente argentino a Jerusalém para inaugurar a nova Embaixada da Argentina no país, ato previsto para 2026.
Conforme já havia anunciado durante visita ao Parlamento israelense em junho, Milei pretende transferir a embaixada argentina de Tel Aviv para Jerusalém, alinhando-se a decisões semelhantes adotadas por Estados Unidos e Paraguai. O governo argentino considera Israel, ao lado dos EUA, um dos principais pilares de sua política externa.
Fontes: Agência EFE e Gazeta do Povo




