Da redação, AJN1
A partir desta terça-feira (8), entram em vigor em vigor as novas regras para realização de eventos de lazer coletivo, a exemplo de shows, festas artísticas e blocos. Conforme o Decreto, publicado pelo Governo do Estado, com base nos encaminhamentos do Comitê Técnico-Científico de combate à covid-19, entre os dias 8 de fevereiro e 7 de março, só poderão realizar eventos os municípios que tiverem atingindo 75% da população vacinada com a segunda dose ou dose única.
Além disso, o limite máximo de capacidade de pessoas nestes eventos cai para 2.000 em ambientes externos e para 1.000 em ambientes internos. A partir do dia 22 de fevereiro até o dia 7 de março, o limite passa a ser de 1.000 pessoas em ambientes externos e de 300 pessoas em ambientes internos.
Para todo o período, os eventos de lazer coletivo só serão permitidos em municípios que tenham atingido pelo menos 75% da população imunizada com a 2ª dose. Nos eventos a partir de 200 pessoas em ambientes internos e de 300 pessoas em ambientes externos, só será permitido o acesso de pessoas que tenham recebido a 1ª dose e a 2ª dose ou a dose única do imunizante contra a Covid-19, ou que apresentem teste antígeno ou RT-PCR de Covid-19 negativo realizado com no máximo 48 (quarenta e oito) horas de antecedência do evento.
De acordo com o último Boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde, apenas 13 municípios têm 75% da população vacinada com a segunda dose. Aracaju, a capital, está com 73%.
“O município só pode dar entrada no momento em que atingir 75% em segunda dose. A Secretaria de Estado da Saúde não vai aceitar o documento do município que não tenha este índice. Entra em vigor a partir de amanhã e nós esperamos, com isso, também incentivar a vacinação e eu me recordo que, quando foi feita a consulta, há uma semana, eram apenas nove municípios aptos, e já tem começado a evoluir. Essa é a nossa intenção: fazer com que os municípios acelerem seus processos de vacinação para, cada vez, termos mais pessoas imunizadas”, disse à TV Sergipe o superintendente de comunicação do Governo do Estado.
“Nenhum outro tipo de evento, sem essas condições, será autorizado. A ideia é que, nestes próximos 30 dias, a gente aumente o controle da contaminação para que nós possamos, já no mês de março, estar numa situação melhor”, concluiu o superintendente.
As autorizações que já tenham sido concedidas pela Secretaria de Estado da Saúde serão reavaliadas de acordo com a resolução.







