Mundo

Oligarca russo próximo a Putin teria pagado por casamento de filho de Trump

15/09/2026 às 11:37

 

O oligarca russo Umar Kremlev, próximo ao governo de Vladimir Putin, teria financiado o casamento de Donald Trump Jr., filho do presidente dos EUA, em maio deste ano. A informação foi divulgada pela ProPublica, uma organização americana da jornalismo investigativo.

A reportagem afirma que o empresário russo gastou centenas de milhares de dólares para alugar uma ilha privativa nas Bahamas, onde o casal fez uma festa de recepção e onde os convidados ficaram hospedados. Ele também teria financiado um espetáculo de fogos de artifício para a festa, que sua equipe ajudou a planejar.

Fontes relataram à ProPublica que o casamento teve cerca de 50 convidados. Durante a celebração, Kremlev teria ficado junto a um pequeno grupo de pessoas que frequentemente se isolavam dos outros convidados, falando russo. Eric, Ivanka e Tiffany Trump, filhos do presidente, também estavam presentes, além de Jared Kushner, genro de Donald Trump e enviado especial do governo americano para negociações na Ucrânia e no Oriente Médio. Donald Trump não compareceu.

Umar Kremlev é presidente da International Boxing Association, entidade esportiva banida pelo Comitê Olímpico Internacional em 2023 por falhas nas finanças e na governança. Em abril deste ano, o oligarca recebeu uma medalha da “Ordem da Amizade” do presidente Vladimir Putin.

Quando a Rússia invadiu a Ucrânia, em 2022, o governo ucraniano impôs sanções Kremlev pelas suas conexões com com o Kremlin e com Putin.

A ProPublica escreve que a “relação de Kremlev com Trump Jr., até então não revelada, representa um desdobramento extraordinário: um integrante do círculo de Putin apoiando financeiramente o filho do presidente e obtendo acesso íntimo à família Trump”.

Em uma nota, Donald Trump Jr. e sua esposa, Bettina Trump, reagiram disseram que “é lamentável que algo tão pessoal e feliz possa ser reinterpretado como algo político ou sinistro simplesmente por causa de quem a pessoa é ou de onde ela vem. A amizade não exige uma motivação política”.

A CNN entrou em contato com a Casa Branca, com a Trump Organization, com o porta-voz de Donald Trump Jr. e com a International Boxing Association para comentar.

Fonte: CNN Brasil

← AnteriorIBGE acionará PF e AGU contra fake news…Próximo →“Somos seres humanos, podemos errar”, diz Fachin ao…