Foi publicado na edição do Diário Oficial de Sergipe desta terça-feira (4) o edital do concurso público da Secretaria de Estado da Saúde (SES). O certame tem como objetivo preencher 878 vagas, distribuídas em 14 diferentes cargos. As inscrições começam no dia 13 de março e vão até o dia 9 de abril. As provas estão previstas para ocorrerem em 1º de junho.
O concurso é promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Administração (Sead), e será organizado pelo Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC). O processo seletivo será dividido em duas fases: a primeira consistirá em provas objetivas, enquanto a segunda será composta pela análise de títulos para os cargos de nível superior. As vagas disponíveis são para os seguintes cargos:
- Assistente Social: 20 vagas
- Biólogo: 5 vagas
- Cirurgião Dentista: 25 vagas
- Enfermeiro: 80 vagas
- Farmacêutico: 5 vagas
- Fisioterapeuta: 9 vagas
- Fonoaudiólogo: 3 vagas
- Médico: 627 vagas
- Nutricionista: 3 vagas
- Psicólogo: 12 vagas
- Sanitarista: 1 vaga
- Terapeuta Ocupacional: 3 vagas
- Técnico de Enfermagem: 72 vagas
- Técnico em Radiologia: 13 vagas
Para a secretária da Administração, Lucivanda Nunes, o concurso é de extrema importância para a área da saúde, que oferece um serviço essencial à população. “Há muitos anos não havia um concurso para a Saúde do Estado de Sergipe, e este chega em boa hora, pois permitirá melhorar a estrutura dos quadros e oferecer um serviço de melhor qualidade à população em todo o estado, em diversas áreas”, afirma. Ela destaca ainda que o certame abrange todas as vagas disponíveis, conforme a Lei que regulamenta os cargos mencionados, e tem validade de dois anos, podendo ser prorrogado por mais dois.
Lucivanda Nunes também ressalta que a Lei nº 9.602, publicada em 15 de janeiro de 2025, foi um passo importante para a publicação do edital da saúde. “A aprovação dessa lei foi um marco preparatório para o processo de recuperação do plano de carreira, com o objetivo de garantir um patamar salarial mais adequado, como um primeiro passo para o aprimoramento”, afirma, destacando que o concurso da Saúde é fruto dos Projetos de Lei nº 478/2024 e nº 475/2024, aprovados pela Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) em dezembro de 2024, que possibilitaram a publicação do edital.
Para o secretário de Estado da Saúde, Cláudio Mitidieri, após mais de 15 anos de espera, finalmente chegou o momento que tantos profissionais da saúde aguardavam: o maior concurso da área em nosso estado. “São quase 900 vagas que vão fortalecer, qualificar e ampliar o atendimento à população, garantindo um serviço de saúde mais eficiente e humanizado”, frisa.
Cláudio reforça que este é mais um compromisso cumprido pelo governador Fábio Mitidieri, que reafirma seu comprometimento com a valorização dos profissionais e a ampliação das oportunidades para aqueles que desejam ingressar no serviço público. “É um passo histórico para a saúde de Sergipe e uma vitória para todos que dedicam suas vidas a cuidar das pessoas”, salienta.
O edital completo pode ser acessado nos sites da Sead e do IBFC. O documento traz informações detalhadas sobre as etapas da seleção, requisitos para cada cargo, remuneração e locais de prova. Os interessados devem acompanhar as publicações oficiais para mais detalhes e para a preparação para o certame.
*Com informações Secom