ARACAJU/SE, 7 de fevereiro de 2025 , 23:29:49

logoajn1

Até o momento, Brasil já registrou dez mortes por acidentes aéreos em 2025

 

O Brasil registrou dez mortes por acidentes aéreos em 2025. Todos os aviões envolvidos em ocorrências fatais no ano eram de pequeno porte e realizavam atividades de transporte privado ou agrícolas. Ao todo, já se somam 21 acidentes nos primeiros 38 dias do ano.

Os dados são do painel do Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Sipaer) e foram acessados nesta sexta-feira (7). O site é administrado pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).

O acidente ocorrido na Barra Funda nesta sexta-feira (7), em São Paulo, que resultou na morte de duas pessoas, ainda não aparece do sistema do Sipaer. O motivo é que o sistema só inclui uma ocorrência depois de o Cenipa concluir os primeiros relatórios do acidente. Para o infográfico, o acidente foi incluído na categoria “privada”, como consta nas informações do avião registrado no sistema da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).

Acidentes com aviões de pequeno porte são os mais comuns no Brasil, especialmente as aeronaves que realizam operações agrícolas como de reconhecimento e pulverização de agrotóxicos. A última fatalidade registrada no painel do Sipaer foi um acidente em voo de reconhecimento agrícola em Cruzília (MG), em 27 de janeiro. No momento do pouso, o avião colidiu com o terreno e três pessoas a bordo morreram.

O último acidente de operação privada no painel do Sipaer ocorreu em 16 de janeiro. Um helicóptero decolou de São Paulo com um tripulante e três passageiros. Durante o voo, a aeronave colidiu contra um grupo de árvores e, posteriormente, contra o solo. Dois passageiros morreram.

Acidente na Barra Funda

Um avião de pequeno porte caiu nesta sexta-feira (7), na Avenida Marquês de São Vicente, na Barra Funda, Zona Oeste de São Paulo. O impacto deixou dois mortos e seis feridos.

O Corpo de Bombeiros informou que duas pessoas que estavam a bordo do avião morreram carbonizadas. O veículo atingiu um ônibus que passava na via, o que causou ferimento em cinco passageiros. Um motoqueiro que passava no local também se feriu. Todos foram socorridos com ferimentos leves.

O avião era um King Air F90 de matrícula PS-FEM, com capacidade para oito passageiros. Saiu do Aeroporto Campo de Marte por volta das 7h15 e tinha como destino Porto Alegre.

A Força Aérea Brasileira (FAB) informou que acionou investigadores do Seripa 4 (Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), do Cenipa, para investigar o acidente.

Fonte: Poder360

 

 

Você pode querer ler também